Monday, July 02, 2007

Os deuses são escritores

De Luciana Muniz

Pode parecer uma afronta aos Deuses ou um elogio exagerado aos escritores, mas sinto as emanações divinas desta maneira. Para os Deuses somos como personagens de romances e contos paralelos e que em alguns momentos se interligam de alguma maneira.
Ele nos cria ao seu bel prazer, somos mocinhos, bandidos e coadjuvantes de sua obra, cada qual ao seu tempo. Encenamos um papel hoje e amanhã podemos encenar um novo personagem.
Um escritor sabe o conjunto de sua obra, sabe que necessita de heroínas sofredoras e vilãs para que a sua história aconteça e tenha um sentido. Os personagens não têm noção do desfecho de sua trajetória, são bons ou ruins por determinação de seu criador. Alguns são esféricos e mudam ao longo da trama, outros são inflexíveis ao extremo e invariavelmente sofrem muito mais...
Imagino que com os Deuses não deva ser muito diferente, fomos criados cada qual a sua maneira, com variações de personalidade. Há pessoas egoístas, descrentes, alegres, melancólicas, cada qual com o seu traço característico.
Às vezes sabemos que um caminho é suave e seguro e o outro árduo e cheio de sofrimentos. Pela lógica preferiríamos ir pelo melhor e, no entanto, algo nos impulsiona para a outra direção sem que possamos entender... Manipulações de nossos criadores? Qual é a trama da qual participamos? Uma cena de amor, de amizade sincera, de ira! A resposta mais provável é a de que todas elas ao mesmo tempo fazem parte do espetáculo do qual participamos. Como os personagens das histórias, também não sabemos qual será nosso destino, nos prestamos a vários papéis, um dia somos heróis ao ajudar um cego a atravessar a rua, no outro somos vilões maldizendo uma pessoa ou um ato que não nos agradou.Os Deuses certamente também são escritores e eu como uma mera atriz, aguardo ansiosamente meus próximos papéis para mostrar aos meus criadores que posso ser multifacetada, quero ser útil e tornar o espetáculo da vida cada vez mais belo!