Friday, February 23, 2007

O que é o que é?

De Marcelo Ferrari

Eu estava procurando deus. Procurando eu. Coluna do
meio. Coluna ereta. Dedos em forma de triangulo de
Pitágoras. Ar entrando e saindo do pulmão oceânico. A
boca pronunciava um mantra. O que é mantra? Tipo
assim: gasolina pros chacras. O que são chacras? Tipo
assim: rodas de um carro que não paga pedágio. Ele
estava procurando Ele também. Deus também. Calça
social. Terno e gravata. Jornal com oferta de emprego
dentro da bíblia. O que é bíblia? Tipo assim: uma
caixa cheia de cartas fechadas. Depois de correr, eu
costumava parar debaixo daquela árvore. Praticar yoga.
O que é yoga? Tipo assim: oficina das rodas
(chacras). Me sentava na penumbra da manha e, feito
disco riscado, emitia sempre o mesmo som. Não sei por
que ele escolhia justamente aquela pedra pra sentar.
Ele sabia que eu estava em silencio. Podia me ver
enquanto cantava a plenos pulmões, feito um trio
elétrico. Tentava me concentrar. Quanto mais me
esforçava, mais o mantra de uma vogal só se misturando
as canções de padre Marcelo. Quem é o padre Marcelo?
Tipo assim: um cara que substituiu a metodologia da
inquisição pela metodologia da diversão. Continuando.
Achei que a presença do intruso seria circunstancial,
frente ao meu propósito infinito. Engano meu. Parecia
até combinado. Mágica. Bastava fechar os olhos e ele
chegava. Certo dia, cansado da luta mental, abandonei
o mantra. Me concentrei em sua voz desafinada. Ouvi
diversos salmos. Nada conhecido. Até que uma canção
fez meu catecismo vir a tona. O que é catecismo? Tipo
assim: uma coleção de contos de fardos. "Se é longa a
jornada e te cansas na caminhada, segura na mão de
deus e vai..." Ele cantou. Depois nunca mais voltou.
Talvez tenha encontrado um emprego, ou então, deus. O
que é deus? Tipo assim: deus é o que é. Segurei. E
f.o.i: fui.

4 comments:

Anonymous said...

Realmente...

A verdade acontece e sem aviso.

Tipo assim, gostei muito do texto.

XxX.

Li de Oliveira said...

Tipo assim, muitos questionamentos para vastas constatações. Daria pano pra manga.

Beijos.

Acerola das Neves said...

Diríamos que um texto que pode tornar-se páginas e páginas em meio aos "tipo assim"... rsrsrsrs ótimo texto!!! grande abraço! Aliás, vou procurar escrever um texto sobre senhas, obrigado pela dica!

Anonymous said...

Fala Ferrari...

Quem disse que meditar é simples e facil? (Apesar do processo em si ser simples...)

É isso aí, curti.

Abraço e foi, digo, fui..