Thursday, May 31, 2007

Apenas números

De Tiago Abad

Você sabia que após a análise de 400 casos solucionados pela polícia, foram presas mais de 5.000 pessoas? Até aí, nenhuma novidade. Mas, entre essas 5.000 pessoas, 1.000 eram ligados à política? (deputados, senadores, filhos da puta, etc.). Ouvi isto na rádio, mas sabe o que fiz? Fiquei puto e desliguei, só queria ouvir música.
Assistindo ao Globo Rural (pois é, assisto isso de vez em quando), vi que em uma fazenda de gado de corte, mais de 8.000 bois são mortos por dia. Claro, isto em uma só fazenda, mesmo porque, se tivéssemos três fazendas (e tem muito mais que isso), teríamos uma marca de 24.000 bois. Poderíamos trocar por políticos, o que acham? Mas, sabe o que fiz? Fiquei depressivo e me confraternizei com alguns parentes dos bois, vítimas, em uma churrascaria.
Neste momento em que digito tudo isso, o mundo está cheio de uma população de 6,6 bilhões.
Na República Democrática do Congo, por exemplo, morrem mais de 1.200 pessoas por dia, segundo a UNICEF, aliás, o Congo é um dos três piores lugares pra se nascer. Podemos mandar políticos pra lá? Mas, sabe o que eu fiz? Isso me deixou tão depressivo que acabei doando uma cesta básica pra um morador de rua.
A Segunda Guerra Mundial provocou a morte de mais ou menos 55 milhões de pessoas; a bomba de Hiroshima matou mais de 60 mil pessoas. Algum político foi morto? Acontece algo com os causadores das guerras? Sabe o que eu fiz? Nada, eu não era nascido, ou talvez fazia parte de outra encarnação. Mas agora estou preocupado com o aquecimento global. Só compro palitos de dente de madeira de reflorestamento, estou reciclando até embalagem de camisinha, e não jogo mais papelzinho na rua. Mas, estou preocupado com os puns das vacas, e volto na questão “será que não é bom matar todas? Afinal, vaca morta não solta pum e não afeta a camada de ozônio”.
Apenas números, ligue seu Ipod e não leia jornais.

6 comments:

Anonymous said...

Incrível como sabes combinar senso de humor com bom senso! Possibilitando assim refletirmos rindo...afinal é o que nos resta mesmo né? Chegamos num ponto onde evitar a informação parece as vezes a melhor solução. Sensação de impotência? É, pode ser, não é fácil lidar com a injustiça, com as perdas que acontecem o tempo todo...somos meros expectadores...tb "apenas números"...
Parabéns Ti!

Anonymous said...

Pois é cara, além de gritantes os números, o pior é que eles gritam "socorro!".
Se uma grande porcentagem de ladrões no Brasil é politico, talvez um sistema anarquico ou se fossemos governados por vacas e touros (não me refiro à sra. Marisa e ao Sr. Lula), a coisa seria melhor!
E cá pra nós, tenho certeza que o Estância ficaria muuuuito mais rico fazendo POLITICO NO ROLETE!!!

Anonymous said...

São 11:46h, tenho 27 anos, 01 filho e ganho 02 salários mínimos que não dá pra comprar 1 kg de carne. São só números. Números que refletem a falta de bois na mesa e no senado e a sobra de políticos nas folhas de pagamentos de verba dos cofres públicos. E quem paga a minha conta e a deles? Eu, você, o Joãozinho...

Goj said...

Somente números:

Animais abatidos em 2003 (por ordem decrescente):

- Galinhas e frangos: 45 bilhões e 900 milhões
- Patos: 2 bilhões e 260 milhões
- Porcos: 1 bilhão e 240 milhões
- Coelhos: 857 milhões
- Perus: 691 milhões
- Gansos: 533 milhões
- Carneiros, ovelhas, cordeiros: 515 milhões
- Cabras: 345 milhões
- Bois, vacas, vitelos: 292 milhões
- Roedores: 65 milhões
- Pombos e outras aves: 63 milhões
- Búfalos: 23 milhões
- Cavalos: 4 milhões
- Asnos, mulas, machos: 3 milhões
- Camelos e outros camelídeos: 2 milhões

Banda guerreiros de Judá said...

É... momento de reflexão, são todos números...infelizmente...e nós não somos?
Posso até ser números, mais quero ser contada por uma parte da sociedade que quer q tudo isso mude, q não fiquemos realmente ligados ao mundo só em notícias, que façamos cada um a sua parte e o resto desses filhos d p...que morram...= ), muito bem humorado seu texto e sério...

Bruno Carvalho said...

"Apenas números"

Muito bom o texto. Fácil de se ler e com um senso de humor (por não ter um termo melhor para descrevê-lo) incrível!
O final então, fechou com chave de ouro!

Parabéns!

Abraços!