Monday, July 30, 2007

Conhece-te a ti mesmo

De Luciana Muniz

Os mistérios do universo sempre me fascinaram, sempre tive a curiosidade de saber os porquês dos porquês dos porquês e isso não deve ser à toa...
Então fui atrás da minha curiosidade, sempre guiada pela minha intuição. Li muitos livros, mas ainda sentia que lia e não entendia! A sensação de que as palavras eram literais me perturbava, foi quando li, não recordo o livro tampouco o autor, que o caminho que leva à consciência do universo é um caminho sem volta...
Sinceramente não compreendi o que isso significava, como sem volta?
Somente anos mais tarde me dei conta do seu real significado, principalmente quando li textos de Sócrates, o filósofo grego, onde ele citou sabiamente: CONHECE-TE A TI MESMO. A meu ver esta frase é a chave para a compreensão de todo o universo!
Só conseguimos compreender as outras pessoas depois que aprendemos a nos conhecer, sem máscaras, sem ilusões. Quando aprendemos a enxergar sem medo nossas qualidades e defeitos, nossos sentimentos e desejos mais profundos, estamos aprendendo também a enxergar o próximo, porque o próximo também tem qualidades e defeitos, também anseia por algo, também sente medo.
Começamos aos poucos a enxergar o mundo à nossa volta e as pessoas que dele fazem parte, de outra forma, mais real, mágica! Aos poucos e naturalmente a sensibilidade vai aflorando até que sejamos capazes de compreender o real significado de um olhar, de uma palavra, um gesto.
É um caminho sem volta sim, pois toda a inocência é perdida, a realidade se mostra totalmente, às vezes de maneira cruel. Por um lado é muito bom, pois estaremos preparados para os acontecimentos, mas por outro... Às vezes é melhor não saber, não intuir e enxergar aquilo que gostaríamos que não fosse real.
Os inocentes são felizes, mas são cegos. Aqueles que conseguem enxergar além do superficial também são felizes, mas de uma felicidade sólida, com os pés fincados no chão, pois antes de tudo conhecem a si mesmos!

4 comments:

Xaxim said...

Mto bom texto!
A curiosidade e a ansia por conhecimento é que separa as pessoas interessantes das comuns, o algo a mais que faz um bom papo valer a pena.
Concordo que a ignorancia é uma benção, tanto que não se sabe a qual custo pros ignorantes, afinal se não sabe que está sofrendo acaba por não sofrer...
Difícil é definir uma coisa tão mutável quanto a realidade.

Daniel said...

Adorei Lú, muito bom o texto....

Até passei para alguns conhecidos.

Quando escrever mais me avise.

bjs, Daniel

Anonymous said...

Perfeito.

Carlos Araújo said...

Olá Lú... interessante o texto... isso me lembra as nossas aulas de Engenharia de Software no Mackenzie... rs !!! enfim.. concordo com a idéia ... somos espelhos da grande energia que sustenta a vida, e como centelha da grande fonte, cuidando daquilo que nos foi dado, saberemos no decorrer da vida compreender muito mais sobre as coisas do mundo do que olhando pra fora, como a ciencia e a religiao.

Parabéns ... vc mandou bem !!!

bjos.. Carlos Araújo®