Wednesday, May 16, 2007

O PAPA É POP

De Li de Oliveira

Desde sempre já foi dito “religião não se discute”. Pois então, caro leitor, não iremos discutir, apenas ao decorrer das linhas vou comentar sem buscar a discussão, a visita de Vossa Santidade ao nosso país.
Impossível ignorar o fato grandioso, sendo ele tão presente por estes dias passados. Fico eu a refletir diante de vários pontos do acontecimento.O Brasil é um dos paises mais católicos do mundo (??). Se esta informação confere, pergunto-me: O que é o catolicismo? A igreja católica condena a camisinha, todos estes presentes reverenciando o papa “nunca encaparam o bicho”!? Oh perdoe-me o palavreado chulo para divagar tão sério assunto. Afinal, falamos do Papa, Vossa Santidade. Condena também o divórcio, quantos lá estavam que são divorciados? Aceitam mesmo a idéia que o certo é permanecer ao lado de uma pessoa que não a faz feliz? Afinal, provavelmente quando se casaram a bola de cristal não estava funcionando.
Condena mãe solteira. E para este fato abro um parágrafo. Pois sim, é complexo. Se for mãe é porque transou sem camisinha. Condenada. Se for mãe solteira é porque fez sexo não com intuito “primórdio” da procriação. Condenada. Se for mãe solteira não é humana? Não merece o entendimento de seu erro. Se é que foi um erro. Por que gerar uma vida é lindo. É sagrado. É de Deus. Mas ainda assim, “condenadas” aposto que muitas estavam lá.
Respeito, de verdade, a fé. Seja ela qual for e nome que levar. Só me sinto indignada e com minha inteligência subestimada por de repente uma massa quase infinita levar-se aos estádios como almas fervorosas e puras para louvar nem mesmo a Deus, e sim ao Papa.
Generalizar é injusto, eu concordo. Mas não vou ser crente em achar que ninguém ali estava no Campo de Marte para “matar” a manhã de trabalho e de quebra ver “o grande espetáculo”. Como no Natal todo mundo se diz comportado e merece presente.
Por notícias pescadas soube que quiseram “limpar” a Praça da Sé de seus moradores de rua. Para que o Papa visse um Brasil limpo e lindo. Por quê? O Papa não se penaliza e compreende os problemas sociais de qualquer país?
Além desta notícia li também “Marisa Letícia, a primeira dama, veste um sobretudo bege para encarar o frio”. Sim, essa notícia me foi de grande valia. Eu diria que foi realmente querer tirar leite de vaca.
Para ser breve, e tentar me fazer entender o melhor possível, o que quero dizer é: A visita do Papa é lisonjeira, ainda mais no dia das mães. É uma celebração bonita e pura. Mas a minha ressalva é individual, com cada consciência que aqui me lê, de que adianta rezar com o Papa, maior autoridade do catolicismo e ir contra (por toda a uma vida) aos seus mandamentos?
Um salve a hipocrisia, amém.

14 comments:

João M said...

Também duvido que essa juventude toda que foi ao Pacaembu, Campo de Marte, etc. frequenta a igreja e se mantém pura e casta até o casamento. Foram simplesmente porque "o Papa é pop". Já tem décadas que não frequento aquilo.

Beijão

Anonymous said...

Pra mim, o Papa é fascista, falso, hipócrita...
-E é oque eu sempre digo, como as pessoas podem freqüentar uma igreja que os condena?...e nisso não me resumo só aos católicos e sim ao cristianismo como um todo!!!
O texto está ótimo, adoro vc polêmica!

Anonymous said...

As pessoas não perguntam, não contstam, não fazem questão de entender muito do que fazem...
Muito de hipocrisia, outro tanto de ignorância! Realmente lamentável...

Beijos, talento!

Unknown said...

huahuahua...eu gostei do casaco...huahuahua.
Só que a questão da igreja condenar a coisa fica bem mais em baixo. A humanidade é hipócrita e ignorante... deixa ver...hhuuummm...desde sempre.
A igreja condena aquilo que dentro da biblia é pecado, ou como eles entendem como pecado, só q eles não podem e nem devem discriminar.
É como dizer a um anão q ele não pode jogar basquete, isso seria discriminação.
Mas a maioria do ser humano é carente espiritualmente, então qdo alguem como o Papa aparece, é como se vc tivesse um momento de paz e não importa seu pecado.
A vinda do Papa foi maravilhosa e eu gostaria de poder estar la perto e sentir essa energia boa q nós temos e deixamos adormecida, e faz muito tempo q não vou a igreja e por isso vão me julgar?. Não importa, as pessoas foram e se sentiram bem. E talvez dai alguns pediram perdão pelos seus pecados e resolveu caminhar da maneira certa, mesmo q fosse um, então a visita do Papa ja foi uma benção para aquele desgarrado.
Talvez tivessem ido pelo objetivo errado, como faltar no trabalho, mas sairam com algo melhor.

Unknown said...

Li, compartilho em genero, número e grau com sua opinião, afinal eu como divorciado, estou escomungado da igreja católica, não posso comungar!!!!!
Quem vai perdoar meus pecados????
Só por DEUS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Beijossssss, voce continua ótima!!!

Paula said...
This comment has been removed by the author.
Ariane said...

Tem uma frase que é dita na biblia que se encaixa bem a minha opinião sobre este assunto:
"Jesus condena os pecados mas não os pecadores, todos tem direito a igreja"
Confesso que não sei exatamente se são essas as palavras exatas, peço que me desculpem caso esteja enganada, porem é a ideia que me importa no momento, ou seja, se vc é homossexual pela igreja é um pecado mas o homem jamais será excluido da igreja por isso, porem não é isso que assistimos nas igrejas....
do mesmo modo o povo aprendeu assim: não seguem os ensinamentos da igreja mas são catolicos fieis! Bom, um errado de um lado e o outro errado do outro.

Lu Paiva said...

Religião = mistura de hipocrisia, poder, fraqueza e falsa esperança....infelizmente.

Adoro suas polêmicas.

Bj
Lu Paiva

Anonymous said...

acho q as pessoas precisam acreditar e ter esperanças, fato.
umas adoram uma adoração, outras apenas buscam seguir os mandamentos de Deus, seja quem for o mensageiro (Moisés, Cristo, Papa, a Bíblia).
pecadores, todos somos, uns mais q outros, uns querendo se transformar, outros querendo se perder cada vez mais.
assim como tem gente q não acredita no Supremo, outros criam 1 deus q lhe seja conveniente, e outros até matam em nome d Deus.
sou a favor da Paz e da Tolerância...
mas, acho q a Sua Santidade veio por um motivo fortíssimo: a possibilidade de no Brasil se tornar lei algo q sempre foi um crime, q a meu ver fere 1 cláusula pétrea ("direito à vida"), e q deveria então rasgar a Constituição, assim como a Pena de Morte, q ao menos poderia estar eliminando assassinos d alta periculosidade.
ou seja, como moral já é assunto fora de moda...
se a vinda deles tocou ao menos as mães, não sei, mas q fomentou o comércio d itens pra adoradores, a isso pelo menos ocorreu.

Sessyllya ayllysseS said...

A religião é uma fuga que algumas pessoas encontram para se livrar da responsabilidade sobre suas próprias vidas... Se algo acontece de bom, foi presente de Deus... Se algo acontece de ruim, foi castigo ou provação. Nada é mérito próprio nem conseqüência de atitudes impensadas.

Essas pessoas não deixam de cometer "pecados", mas não se esquecem de pedir perdão. Também negociam o tempo todo com o "Todo Poderoso": não seguem os preceitos da religião, mas fazem promessas para escapar da "fúria divina"...

Mistura de hipocrisia e ignorância, com certeza. Infelizmente, porém, essas pessoas ainda precisam disso... Fazer o quê?!

Anonymous said...

shalalalalala
uhuu nova iguaçu

Acerola das Neves said...

Tudo é pecado minha senhora... menos o fato de usar uns kgs de ouro na roupa, calice, afinal, o luxo não é pecado e a humildade é pra pobres, não me venham com essa... não sou contra religiões, mas, daria eu mais valor pra um cara que está enfiado numa instituição se voluntariando a limpar bumbuns e banheiros de quem não tem condições, e estes, não estão lá no pacaembu como alvo principal, apenas vivem.

Bruno Carvalho said...

Clap, clap, clap!

Fantástico! Muito bem elaborado o texto. Divagar que a religião verdadeira está em nós mesmos já está batido! E você saiu disso dissertando (não sei se é essa a palavra) muito bem a respeito. Hipocrisia: Deveria ser o oitavo pecado capital!

Muito bom!!

Abraço!

Juliana Aidar Garcia said...

Sempre mandando bem né amiga, por isso sou sua fã rs

Mta coisa foi dita que eu concordo, em pleno sec XXI, a Igreja precisa rever seus conceitos, proibir isso, condenar aquilo, não vai mudar atitude das pessoas, o que é certo, o que é errado, o que é pecado.

beiJUcas