Wednesday, July 11, 2007

07/07/07, VOTAMOS EM CRISTO

De Li de Oliveira

"Moro num país tropical, abençoado por Deus...", assim diz Jorge Ben Jor. E ele estava certo. Brasil é um país abençoado por muito mais de sete maravilhas. No entanto, diante a votação mundial, me senti na seguinte situação: quando seu filho está na escola e vem com um rabisco que chama de desenho, contente e feliz para perguntar se não é o desenho mais bonito da classe. Quando você sabe que na classe do seu filho existe um desenhista nato com lindos trabalhos mesmo tendo ele pouca idade. O que você faz? Obviamente sorri largamente e diz: "Sim, meu filho não existe aqui desenho mais bonito que o seu!". Pergunta-se por quê? Por amor.
O Brasil (graças a Deus) é um país unido. E por amor ao solo verde e amarelo, acredito eu que abraçaram a campanha "Vote Cristo" e nos levaram a lista das "7 Novas Maravilhas do Mundo"*. Na maior eleição globalizada, computando um total de 100 milhões de votos.
Por este amor, me orgulho. Entretanto, não culpo o jornal espanhol "El Mundo" em chamar o evento de "farsa em escala global", vendo pelo prisma que a votação foi dada pela internet e telefones celulares. O Brasil, com seus 188 milhões de habitantes, com certeza de qualquer forma sairia na frente de países como Grécia ou, até mesmo, Espanha, com suas pequenas populações. A competição foi realmente desigual.
Ou melhor, dizendo, injusta. Desculpem-me aos patriotas de plantão. Mas considero, de verdade, injusta esta votação. Qual é a história do Cristo Redentor? Você que votou nele sabe? Monumento grandioso construído desde 1926 e inaugurado em 1931, com a intenção de ser marco comemorativo do centenário da independência. Sabia disto? Porque quem não sabe disto, ainda diminuí a importância do tal para apenas um ponto turístico. Uma estátua religiosa que nos traz dinheiro. Contraditório.
E o que é o Cristo diante ao mistério de Stonehenge (Reino Unido)? Diante a resistência de Acrópole de Atenas (Grécia)? O romantismo da Torre Eiffel (França)? Ou a suntuosidade do Kremlin e Praça Vermelha (Moscou)? O concurso foi promovido por uma fundação suíça, encabeçado pelo cineasta Bernard Weber. A iniciativa não teve apoio unânime e a Unesco, que se dedica ao patrimônio mundial, decidiu não participar do evento. O que nos faz acreditar que tudo não passou de uma grande estratégia de marketing dos suíços, que agora se deleitam com os resultados do "concurso de beleza".
Enfim, as sete novas maravilhas do mundo são realmente "maravilhosas", no entanto, lamento por tantas outras que ficaram de fora. Como sempre nos foi dito, não é possível nunca agradar gregos e troianos. Ou devia dizer americanos e espanhóis? Franceses e japoneses...
O que nos resta é rezar para este Cristo que Sergio Cabral, governador do Rio de Janeiro, tenha mesmo razão. Com esta vitória, 250 mil empregos serão criados devido ao aumento do turismo em terras brasileiras. Assim seja.





*7 Novas Maravilhas do Mundo: Cristo Redentor, Muralha da China e Petra (Jordânia), Machu Picchu (Peru), Chichen Itza (México), Coliseu (Roma) e Taj Mahal (Índia).

18 comments:

João M said...

Eu achei essa eleição uma picaretagem, mas tomara que ela sirva pra alguma coisa, porque o caminho para o Cristo é bagunçado e mal sinalizado.

Você foi maravilhosa como sempre. :)
Beijo

ronaldo diniz said...
This comment has been removed by the author.
ronaldo diniz said...

Se formos pensar na população chinesa aí fica mais complicado validar essa votação, pois podem eleger o que quiserem. Acho que se o brasileiro se unisse, como aconteceu nessa votação, para protestar contra os políticos corruptos o Brasil teria condições de erguer maravilhas ainda superiores ao Cristo redentor em cada estado brasileiro. Infelizmente o brasileiro só se sensibiliza por aspectos não tão relevantes, mas prefiro acreditar que essa votação é um primeiro indício de união para um país melhor!!!

Anonymous said...

Como diria Galvão Bueno: éééé amigo...
Impressionante como brasileiro tem a incrível capacidade de se envolver em tudo o que é bagunçado e desorganizado. Mas, por outro lado, o Cristo é uma maravilha mesmo! Aliás, maravilha é CONSEGUIR CHEGAR ATÉ ELE, pois, como disse o amigo acima, o caminho é bagunçado e mal sinalizado (caminho?). Da última vez que fui, em janeiro deste ano, um ônibus quase passou por cima do meu carro e tive de seguir um macaco para achar o "caminho".

Li, outra maravilha do mundo vai ser quando a gente conseguir ir ao cinema! huahuahuahuahua

bjoka!

Ariane said...

Assunto bem polêmico....

Gostaria de entender o que está se ganhando por traz desta eleição. Para o nosso querido presidente se envolver tão prontamente nesta eleição, é pq que ai tem!

Me incomoda, particularmente, desmerecer esta conquista sendo eu uma patriota convicta, mas não fecho meus olhos. Foi uma campanha muito rápida, umas poucas fotos com camisetas que artistas colocaram por cima de suas roupas, uma votação, muito bem observada pela Li, completamente injusta.

Ainda não saimos do refrão: BRASIL MOSTRA TUA CARA!

Anonymous said...

Bem, nesse caso, acho que além da religiosidade Li, existe o romantismo cultural, a representação nacional...sempre que se fala do Brasil lá fora, acho que uma das primeiras imagens que aparece no imaginário estrangeiro (junto com o carnaval com pessoas semi-nuas) é o Cristo...afinal, nosso país não é tão velho como a Europa, Ásia e o Oriente...mas nem por isso, deixa de ter maravilhas...eu acho que tá valendo o posto de Maravilha pro Cristo sim!....rs.... bjssssss

Leandro Molino said...

Li, parabéns pelo enfoque do texto!

Eleição mais picareta esta...

Se fosse para elegermos as reais "novas maravilhas do mundo", deveria posicionar-se em primeiro lugar a incrível capacidade que nós, brasileiros e brasileiras, temos em nos enganar!

Bjs,

LSM

Anonymous said...

Boa Li
crítica, como eu gosto...
rs
beijos
Thiago fabrette

Anonymous said...

Deviam fazer a "beleza completa", inclusive, nas fotos, publicar as favelas que existem um pouquinho só abaixo do Cristo. Nessas alturas do campeonato, tb, realizar um concurso de algo mais bonito!? Sei lá, o mundo tá esquisito...

Juliana Aidar Garcia said...

Que assim seja ....

Sou uma pessoa otimista pra várias coisas, mas o que se envolve política, principalmente no Brasil, não sei não, alguma coisa fede né, vai saber, tomara mesmo que traga algo de bom pros brasileiros.

beiJUcas

Anonymous said...

Que amiga culta! ;-)

Unknown said...

Não muito inspirada, tampouco maravilhada para falar no assunto hoje! Apaticamente me abstenho dessa relevante questão... sou brasileira e não desisto nunca!

A propósito, viu a novela ontem?!

Beijos!

Anonymous said...

tiaaa o texto tah mto show... vc tem mto jeito pra desenvolver as palavras coisa q eu tenho de falta..rss

bjão sucesso!!
da sua nova sobrinha...kkkkkkkkkkkkk

Unknown said...

Liiiiii
Adorei o texto!!!
Ta bem critico e concordo com vc!!!!! O Cristo e belo e tal, mas ca entre nos, tem pelo mundo grandes maravilhas a serem nomeadas e terem merecido o titulo. Cito Coliseu. Isso q � historia e uma grande maravilha!!!
Bem escreti!!
Valeuuuu
Bjossss

Unknown said...

Erroooooooooooooo graveee......
Coliseu esta sim.....quis dizer a catedral construida por Miro em Barcelona, Sagrada Familia, ou castelo em Alhambra, Espanha, A linda e bela Fontana di Trevi em Roma.........

Anonymous said...

E ai Li?

Queria ver se o país se mobilizaria assim pra mandar prender o Renan Calheiros...Aí ninguem quer, ninguem se manifesta...Afinal não tem dinheiro por rás disso (lembrando que o Bradesco patrocinou o evento).

Bjo

Fe

Anonymous said...

Eu achei essa eleição uma palhaçada desde o início. e não peço desculpas aos patriotas de plantão, que os sendo de verdade, deveriam estar preocupados realmente com a pátria mãe gentil.


Paula.

Anonymous said...

Oi Li,

Concordo com as tuas palavras em Gênero, Número e Grau!

Bjitos!