Thursday, July 12, 2007

40% do que compramos é lixo

De Tiago Abad

A internet também é cultura, e quanto mais nos informamos, mais nos deparamos com a própria ignorância. E nos sentimos pequenos. Normal, até agora não falei nenhuma novidade.
Nessas empreitadas via web, encontro a informação de que 40% do que compramos é lixo! Ou seja, em uma lata de leite condensado, 60% é produto e 40% é lata e rótulo; existem vários exemplos: uma garrafinha de iogurte, uma caixa de "Bis", uma caixinha de molho de tomate, etc. E sabe o que é o pior? Pessoas perguntam porque existe crise no país, porque existe fome, porque os produtos são um lixo...
Sobre os produtos serem um lixo, eu respondo de prontidão, se em tudo que compramos, 40% é lixo, podemos chegar à simples (ou ridícula) conclusão de que a ênfase é dada na embalagem, ou seja, o produto é algo sub-embalagem. Aliás, essa é uma cultura incorporada pela maioria da população, vemos várias pessoas bonitas (embalagem) mas o conteúdo interno (produto) é um lixo. Agora me questiono, será que somente o que compramos tem 40% de lixo? Ou será que aquilo que desejamos também não é repleto de lixos? O desejo nada mais é que, aquilo que é colocado na embalagem! Ou seja, lixo. Claro, não estou falando aqui de desejos de ser feliz, etc, mas daqueles desejos do prazer pelo prazer.
Confusão instalada, mas pelo jeito o desejo supera a razão. Desejar não é raciocinar... alguém, antes de comer alguma coisa, já parou pra pensar na origem ou mesmo no processo do que aquilo é feito? Molho de tomate, será realmente que o que vem na caixinha é somente tomate? Os pontinhos pretinhos são temperos? Imagino que os tomates são jogados em uma esteira e lavados em série, claro, devem ser milhões de tomates por mês, e como todos podemos raciocinar, de onde vem os tomates existem bichos, será que não escapa nenhum? Duvido! Mas não imaginem que eu fico pensando nisso antes de comer, claro que não e ninguém faz isso. E dentro destes 40% de lixo, podemos ter materiais como o plástico e o metal que demoram mais de 100 anos pra sumirem, é praticamente uma vida de tartaruga. Um carrinho de brinquedo quebrado que você jogou fora quando criança, leva mais tempo para se decompor do que a sua vida toda, ou seja, você morre e aquele carrinho fica aqui! Agora, o vidro, 1 milhão de anos... é ano pra dedéu! Se o corpo fosse feito de vidro, teríamos umas espécies bem estranhas pra ver até hoje, intactas, mas, não poderíamos nem pensar em tropeçar.

4 comments:

Unknown said...
This comment has been removed by the author.
Unknown said...

Gostei muito do que relatou. São pequeninas coisas que nossos olhos vêem mas talvez pela influência da mídia, não percebemos os lixos!

Li de Oliveira said...

Tudo na vida é marketing.... Mas tudo mesmo. Eu, vc...quando vamos fazer o nosso marketing com certeza ocultamos os nossos lixos, ninguem diz: Prazer, eu sou um chato do caramba. rss Aí compra quem quer.............

Nossa arma?? Procon!!!!!

Beijosss.

Anonymous said...

Se 40% do que compramos é lixo e o resto é puro marketing (para os produtos), fico pensando em quem é demasiadamente adepto do Marketing Pessoal, será que são apenas 40% de lixo tb?

Melhor eu parar por aqui... rs

Bjitos!