Tuesday, July 10, 2007

É HOJE MESMO!

De Thiago Fabrette

Por motivos pessoais, hoje quase que eu não escrevo, mas estou aqui, sentado em minha mesa de trabalho confabulando bastante sobre uma notícia:

Um tal de Jin Seng alguma-coisa-assim, político corrupto chinês, foi executado hoje por ter aceito suborno para liberar o uso de um antibiótico particularmente perigoso, causando a morte de pelo menos dez pessoas.

Muito bem. Hora de trazermos pra nossa realidade...

Notícias – dia 12/07 de 2007
Em uma guinada fantástica na história do Brasil, o congresso e o atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, aprovam a pena de morte por fuzilamento para qualquer cidadão brasileiro que for pego em atos de corrupção que resultarem em prejuízo em saúde ou morte de brasileiros ou estrangeiros no território nacional.

Dia 27/10 de 2007
Em Rondônia, os vinte e três detidos na operação Dominó, acusados de desvio de recursos públicos, corrupção, prevaricação, concussão, peculato, extorsão, lavagem de dinheiro e venda de sentenças judiciais, entre eles, o presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, Sebastião Teixeira Chaves, foram os primeiros a serem indicados à pena de morte por fuzilamento por desviarem mais de R$ 15.000.000,00 dos cofres públicos dentro das acusações acima. Eles devem recorrer da sentença e nenhum centavo foi até o momento rastreado ou devolvido às respectivas origens.

Dia 28/10 de 2007
Em Pirapora do Bom Jesus, um trabalhador rural foi preso por tentar subornar um médico com uma mandioca e um cacho de bananas, para que o mesmo atendesse a sua filha, em grave estado de epilepsia, antes dos outros pacientes em espera. Sob risco de linchamento e gritos de “fuzila!”, o trabalhador foi levado ao distrito policial onde aguarda o seu julgamento. Um defensor público deverá ser indicado para defendê-lo.

(Desenrolar dos fatos... ano seguinte)

Dia 30/04 de 2007
Pirapora do Bom Jesus. O primeiro brasileiro julgado e condenado à morte por fuzilamento será executado hoje em praça pública por ter tentado subornar um médico com uma mandioca e um cacho de bananas. O horário da execução foi definido como cinco da tarde. O defensor público encarregado da defesa do condenado não quis comentar o caso.

(Desenrolar dos fatos... dez anos depois)

Dia 12/03 de 2017
Rondônia. Os vinte e três detidos na operação Dominó, do ano de 2006, indicados à pena de morte em 2007, foram julgados e considerados inocentes no processo que avaliava desvio de recursos públicos, corrupção, prevaricação, concussão, peculato, extorsão, lavagem de dinheiro e venda de sentenças judiciais. Os dezoito defensores fizeram um comunicado à imprensa que a justiça foi feita, alcançada com muito esforço e dedicação por eles. Eles também já obtiveram o mesmo sucesso em casos como dos “dólares na cueca” e no escândalo da compra de ambulâncias, onde dos 72 (veja bem, setenta e dois) acusados, nenhum cumpriu um só dia de prisão ou devolveu um só centavo. Até agora, o único caso com pena de morte que foi realmente executado é o do trabalhador rural, Josiney da Costa, fuzilado em 2007 por tentar subornar um médico com um cacho de bananas e uma mandioca.
bananas e uma mandioca.

5 comments:

Li de Oliveira said...

Ahahahah vou ter que confessar!!! Tive que olhar duas vezes para ver que � uma fic�o.. ja estava me desesperando aqui, n�o � possivel isso!!!!!!!

Mas �... este � nosso Brasil.

Que bom que vc escreveu, espero que esteja tudo bem a�. Beijos.

Unknown said...

ô pretenso escritor...escrever até que vc engana bem, mas contar axo q nao...pensa comigo como o peao que foi julgado em 28/10/07 pode ser executado em 30/04/07...ele voltou no tempo??? lesaaaaadooooo!!!!!!!ahahahahahahhahahahahahahahhahahahahahahah....(essa nao teve como perdoar)....pior que nosso país é assim mesmo!!!!

Anonymous said...

é mesmo né portuga
pensei 2008 e escrevi 2007
ahah
boa
tá lendo com atenção hein
na verdade, queria ver se vc lia com atenção
ahah
Thiago Fabrette

Anonymous said...

Depois que o Roberto Jeferson confessou ter cabritado 50 milhas, apareceu só com o olhinho roxo, brincou, discursou e ainda continua com as 50 milhas, mas agora, investindo na gravação de seu cd de ópera. O lema é "já que roubou, pelo menos faz investimentos né!"

Anonymous said...

Afeee... Pior é saber que se fosse real, aconteceria de forma muito parecida com o que escreveu...

Gostei muito do texto, fina ironia! ;)

Bjitos!