Wednesday, April 25, 2007

Sonora

De Lucimara Paiva

Quando pequena, eu pirava e dançava por horas enquanto ouvia o disco da Xuxa. O repertório incluía também Balão Mágico, Trem da Alegria, Mariane, Menudos, Polegar e Mara Maravilha.
Escondidinha, imitava todos os artistas cantando em frente ao espelho. O microfone era o vidro de perfume ou a escova de cabelos. Não sei, até hoje, como eu conseguia cantar todas as músicas de cor, sem ao menos saber escrever meu nome.
Não sei também se foi isso o que me fez encarar aulas de canto anos mais tarde. Dois meses de esforço e tonteira por causa de muito oxigênio, que só não foram em vão porque descobri peculiaridades um tanto estranhas, mas bem interessantes.
Eu não falo direito, mantenho a voz de taquara rachada que oscila com tom grave, não necessariamente nessa ordem. Quase um menino pré-adolescente. Paro de respirar por alguns instantes, o que me faz ficar ansiosa, e quando eu fico ansiosa, paro de respirar, e se eu paro de respirar fico ansiosa, e vou vivendo nesse ciclo sufocante sem perceber. Cantar que é bom, nada.Consegui alcançar algumas notas no susto, mas conscientemente fui um fiasco. Impaciente demais para esse tipo de coisa.
Quando parei de tentar e percebi que se eu nasci com algum talento, realmente não foi esse, descobri que o que me agrada mesmo é extravasar. Acho que eu associo música com algo anti-stress. Trabalho, durmo, faço faxina, ando de ônibus, faço ioga, escrevo, estudo, cozinho ouvindo música.
Não entendo nada sobre a parte técnica. Não sei de notas, partituras ou escalas. Não discuto gostos. Só sei que me sinto bem.
Essa semana, depois de dois shows seguidos, em que pouco me importei se eu cantava ou berrava, se as pessoas ao meu lado gostavam ou não, se eu quase as deixei surdas, se eu parecia louca pulando junto daquela multidão, descobri que o que importou mesmo foi gritar para mandar todo aquele mau humor crítico e cínico para o inferno. E que ficar completamente rouca serve de piada depois de ter saído com a alma lavada.

8 comments:

Li de Oliveira said...

Imagine a minha situação... tenho alguns amigos cantores, e quando saio com eles pra shows como canto do lado deles?? rss Com a cara (de pau) e coragem... cada um faz uso daquilo que tem né não??
Quem canta os males espanta...
Beijoss.

Anonymous said...

Ótimo, pq assim como vc, eu tbm cantarolava qdo criança, ainda cantarolo e na adolescência cantarolava ao seu lado. Bem, isso não precisa entrar em detalhes.

rsrsrsrsrs

e viva o verbo cantarolar!

bju

Anonymous said...

Você não usou palavrões, o que deixou a crônica mais leve!!! Eu prefiro com palavrões!!! rs...
Bjão e parabéns!!!

Unknown said...

Adoro ler as suas crônicas, me faz sair um pouco desse mundo sufocante em que estou vivendo...adorei...
Ah...eu tbm adoro cantar no carro sozinha...o povo deve olhar e falar: essa é louca mesmo...rs..rs..rs..
Bjão

Anonymous said...

ae Lú...uma pena mas dessa vez eu naum posso dizer q cantava as mesmas "músicas"...afinal, sou de Sandy e Jr. pra cá...kkk
"abre a porta mariquinha"!!!...
putzzz...q tosco...hehehe

bjosss Lú!...

PS:...tb quero mais palavrões, se é pra extravasar, tem q ser com gosto!...rs

Anonymous said...

Nossa...me idêntifiquei com varias partes aki...viajei um pouco no passado agora((só que no meu caso não era perfume,nem escovas de dentes)) o som ligado((trem da alegria-Musica-SUPERMAN))com o chuverinho do chuveiro...com direito a agua na boca e tudo + kkkkkkkkk..q brisa essa..rsrs.((Pior que era uma parada da nossa época que a juventude de hoje não faria nem ferrando e ao qual não vamos esquecer nunca!!)).
Hoje presciso de musica pra tudo,pra pensar,pra esfriar a cabeça,pra viajar,pra raciocinar,pra me divertir,pra anda de skate...pra tudo!!
Gosto e necessito de shows,gosto da adrenalina que ela proporciona,gosto do modo ao qual elas nos fazem refletir sobre nossos atos com pensamentos,atos e sentimentos vividos por outras pessoas.
Gosto de pular com a galera,gritar,berrar,se acabar,dar mosh, enfim...libertar aquilo que vc não consegue soltar em outros lugares...(bem que poderia ser com seu chefe no escritório)..rsrs*
Mas enfim....essa e a tal libertade e o momento ao qual não só eu,mas vc e muitas outras pessoas sentem que vale a pena viver e te dá força pra seguir em frente nas horas boas e ruins.
PS:BRISEI PELA FORMA SIMPLES E DETALHADA DO SEU JEITO DE ESCREVER...MUITO CLASSE A!!
Parabens..adorei seu pensamento e com diz aki..temos é que SOLTAR O VERBO!!!!
Bjos e te adoro lu..PARABENS!!

Miguel

Ana Maria said...

Olá, aqui é a sua mamis!
Puxa!!!! interessante você já começar a recordar o seu tempo de
criança!!!!. Por que será??????
Você sempre escre muito bem, parabéns!!!!

João M said...

O engraçado é que hoje as crianças cantam as músicas do Pokemon, Digimon, etc. em *japonês* e cantam com desenvoltura, antes mesmo de aprender o português. :)
No meu tempo tinha o Ultraman mas eu nem arriscava. :)
Gostei da crônica.

Beijos

www.nababu.org