Tuesday, August 07, 2007

Toda vez

De Thiago Fabrette

Toda vez que eu como um pedaço de carne, eu contribuo para o aquecimento global – a flatulência do gado é um dos maiores causadores do efeito estufa...

Mas toda vez que eu fecho a torneira para escovar os dentes ou lavar a louça,
Eu economizo água, uso menos produtos, enfim – os reservatórios de água e hidroelétricas são grandes responsáveis pela emissão de gases estufa.

Toda vez que eu vejo passar um avião, eu penso no presidente e nos motivos que me levaram a votar nele – se há dez meses, o caos aéreo é notícia na primeira página de todos os jornais, como ele não sabia?

Mas todas as vezes que eu vejo TV, eu penso – e essa corja completa? Quem daí se salva? Quem daí merece meu voto? – São todos, sem exceção, participantes, omissos ou não, desse sistema podre.

Toda vez que eu venho de carro para o trabalho, eu emito sujeira preta do meu pneu, emito gases estufa, contribuo para o trânsito caótico, contribuo para a redução da qualidade de vida em São Paulo...

Mas toda vez que eu pego o Metrô, eu vejo os trabalhadores ameaçando greves, eu fico inseguro de levar um Laptop, perco precioso tempo parado esperando, esperando...

E toda vez que eu olho pra mim no espelho, eu vejo um garoto ficando velho, sem passar pela fase adulta – Estou envelhecendo fisicamente, mas mentalmente, ainda me sinto um garoto, quero pular, correr, cometer irresponsabilidades...

Mas toda vez que eu me atraso pro trabalho, eu fico ansioso, acho que o mundo vai cair, irresponsabilidades não fazem mais parte desse garoto – adulto.

E toda essa história de “Toda vez” e “Mas toda vez” quer dizer uma coisa só: cadencio a minha vida por mim mesmo, sem pensar à minha volta. E toda vez, tenho que estar alerta para tudo, sempre em movimento, sempre preocupado.

Talvez por isso, toda vez que eu estou com meus amigos, em uma praia, sossegado, eu precise extravasar, beber, fumar, correr, gritar, dançar e me divertir ao extremo.
Porque toda vez, eu preciso esquecer o que é o meu dia-a-dia, toda vez.

4 comments:

Anonymous said...

Toda vez que eu entro aqui eu penso: realmente, esse Thiago é um sujeito engraçado. É meu caro, os trinta são assim, toda a sabedoria da juventude aliada ao vigor da velhice! abração, renato

Suzana Marion said...

logo cedo e eu já estou emocionada, pq toda vez eu só olho pra mim mesma e todo final de semana eu preciso dormir muito pra esquecer de como o meu dia-a-dia me faz patinar no mesmo lugar...

bjx

Anonymous said...

Toda vez que eu entro o texto do outro Tiago está na frente..........
[]s por trás!!!

Anonymous said...

tá explicado porque vc é muito chato , só te encontro ns finais de semana