Tuesday, June 12, 2007

Cachorro a dormir na sombra

De Thiago Fabrette

Vendo hoje a imagem de um cachorro a dormir na sombra, me vêm à cabeça muitas coisas simples.
Deixamos a simplicidade de lado e cultuamos a complexidade. Quando, na verdade, a simplicidade me deixa muito mais completo. Complexo.
E hoje eu assisto a um filme ruim que custou milhões de dólares e assisto outros muito melhores que custaram cinco mil vezes menos.
Meio simplista essa comparação? Eu sei. É assim que vejo hoje as coisas.
Uma fogueira, amigos reunidos, uma boa conversa e assuntos nem sempre complexos, quase sempre sobre o tesão de ter coisas simples e cultuar a simplicidade.
Simples como andar sobre uma montanha com poucos, mas ótimos amigos, simples como não fazer absolutamente nada na praia, vendo as ondas lamberem a areia.
Simples como o que fazer de café da manhã. Simples como rir de coisas simples. Simples como tudo o que é simples.
Dormir na sombra. Como um cachorro vadio da praia, sem se preocupar com o amanhã, com as relações políticas, sem se preocupar com o que vão pensar se verem-nos a dormir na areia, como um cão vadio ou como um bife à milanesa.
Olhar o mar. Os pássaros, as árvores. As ondas infinitas.
A montanha.
O céu, a terra e os oceanos. Não é à toa que são cultuados por povos antigos e esquecidos por nós mesmos, no dia a dia complexo. No trabalho, na relação familiar.
Vejo pessoas queridas, que cultuam a complexidade exacerbada e sinto vontade de gritar, de mostrar um outro lado. Sinto vontade de tentar mostrar-lhes. Será que vocês não enxergam? Nada disso é real, meu Deus. Nada disso nos faz mais e melhor.
E nada disso agora me completa.
O que me completa? O mar, as ondas, a montanha.
Ver o céu à noite, em volta da fogueira com os grandes amigos. Será que eu serei condenado por isso? Olharão e dirão: o que procura esse cara nessa simplicidade vazia?
Vazia? Vazia o cacete!
Olhe à sua volta e me diga, o que a sua complexidade lhe traz?
Mas, na verdade, e essa é a verdade absoluta, se a simplicidade me traz essa paz e a complexidade traz a paz ao meu próximo, quem sou eu pra julgá-lo?
No final, cada um é cada um.
Eu com minha simplicidade, vocês com a sua complexidade.

7 comments:

Li de Oliveira said...

A complexidade me traz a duvida e a simplicidade a resposta que tudo vai ficar bem.

Beijoss.

Suzana Marion said...

É uma pena que eu precise viver o complexo pra pagar a tranquilidade do simples...
Pra falar a verdade, acho que o meu simples morreu quando eu deixei de ser criança!
Inspirador seu texto.
bjx

Ulysses Moraes said...

Alguns procuram na complexidade a explicação de tudo que encontra-se na simplicidade, mas somente após complexos anos notamos que deveriamos "simplesmente" viver...

Grd Abs!

Anonymous said...

Thi,

Quem diria que depois de todo o seu "tour" por inúmeras áreas você resolveria se tornar um escritor...

Fico feliz em ver que resolveu simplificar mais sua vida e modo de viver...rs

Feliz Dia dos Namorados!!!

Da sua "eterna namorada"....rsrsrsrs

Bjks

Tatty

Anderson said...

A VIDA EH SIMPLES, O HOMEM SABE COMPLICAR QUANDO QUER...
EU VOU MORRER GAROTO, PORTANTO, VIVO AS COISAS SIMPLES DA VIDA, SABENDO APROVEITAR O RESTO....

Anonymous said...

Cara, ser simples é a coisa mais complexa do planeta.

E você como o bastião da vida simples é até engraçado. Pra mim vida simples não é necessariamente passar o dia deitado na areia. Você pode estar lá e ficar super zen (zen é complexo) ou ficar deitado pensando em mil coisas e isso já não é tão simples.

A vida na sombra ou na areia também não se mantém simples, porque um dia você conhece uma garota e gosta dela e sabe se lá se ela de você e lá se foi pro espaço a simplicidade ...

E claro, temos a teoria da complexidade, que abarca a teoria do caos, em que regras e interações simples geram fenômenos complexos - dos fractais que dão forma 'as flores e plantas ao comportamento inteligente de um grupo de formiguinhas acéfalas. Cada formiga é ultra-simples mas o comportamento que emerge do coletivo é complexo e essencial para a comunidade.

Complexidade is beautiful! Simplicidade é bom pra cachorro.
mas talvez você esteja meio complexado com isso. Abraço!!!,
Renato

Acerola das Neves said...

O maior desafio da humanidade, tornar-se neutro... é difícil, pois temos vários estímulos... mas a simplicidade tá aí, sempre pra nos mostrar que os sentimentos valem mais q qq coisa... bom texto!
abraço!