Thursday, March 08, 2007

Digite sua senha por favor

De Tiago Abad.

As senhas ou códigos surgiram há tempos imemoriais. São provenientes de bem antes da escrita, da roda, do fogo, do cigarro, da camisinha... Creio que surgiram de algum grunhido, resmungo, berro ou sinal, aos quais, na era das cavernas, homens utilizavam-nos pra caçar, como se o código fosse “vai!; já!; fudeu!”. Sim, eles já utilizavam o “fudeu”, bastava o surgimento de um Tiranossauro Rex.
O mundo foi evoluindo, as coisas foram mudando e hoje em dia se você disser “já” pra alguém, pode tomar um tapa, pode iniciar uma corrida, uma competição, uma detonação, uma explosão, ou simplesmente ligar seu computador no horário certo.
A evolução das coisas, provocou o surgimento de mais códigos, mais senhas, mais complicações, principalmente. De manhã, acordo, tomo café e ligo pro bank-line, digito minha senha pessoal, meu cpf, data de nascimento e minha senha alfabética. Vou pro trabalho, mas antes, tiro dinheiro no banco, digitei minhas senhas novamente. Sento em frente ao meu computador, tenho seis e-mails, um pessoal, um da empresa, um pra receber putaria, outro pra uma lista de discussões sobre alimentos modificados, um sobre a camada de ozônio e outro que criei pra entrar no Orkut. Aliás, pra entrar no Orkut, coloquei senha diferente das outras cinco contas, tenho medo que algum racker me complique.
Não posso esquecer, que a cada cadastro, tenho que confirmar a senha novamente, só pra certificar que não esquecerei, mas também, tem ali em baixo “esqueci minha senha”. Bom, o problema é se dentro do “esqueci minha senha”, enviarem um e-mail pra outro e-mail que também esqueci a senha.
Minha empresa é muito moderna, temos crachás com identificadores de códigos de barra, claro, pro almoço, cada um passa seu crachá e digita sua senha pessoal, mas esta é fácil, é apenas a data de aniversário invertida, não tem erro! Claro, a não ser que eu confunda com aquela que tem metade da data de minha esposa e metade da minha data de aniversário, mas é difícil de confundir, porque esta senha é de nossa conta conjunta. Diferente daquela conta que temos pro nosso filho, que tem a mesma senha da conta conjunta, mais o restante o ano de nascimento do Juca.
Uso bastante o cartão de débito, é a maior comodidade, mas, tenho cinco contas em bancos, acho que me confundo às vezes, sou xingado em algumas filas por pessoas impacientes, mas isso não tira meu humor. Só rezo pra não sofrer seqüestro relâmpago.
Ah, acabo de receber um correio de voz no celular! Mais uma senha, rápido e fácil, mensagem ouvida... era meu provedor de internet comunicando que fazem 60 dias que não altero minha senha.
Promoção! “Faça um Cartão Extra, obtenha 20% de desconto nas quartas-feiras”, to nessa! Mais uma senha, tudo fácil, é só colocar o número da minha placa do automóvel, que aliás, posso colocar a mesma senha do cartão do seguro... fácil, fácil.
Hoje estive contando, cartões de fidelidade Gol, TAM e VARIG (já que a empresa quebrou, uma senha a menos), cartões Carrefour e Pão de Açúcar, me cadastrei no youtube pra ver vídeos proibidos, provedor, internet bank (aliás, são senhas numéricas e alfabéticas que correspondem a números!), ligar e desbloquear o celular, retirar a proteção de tela do computador, pra instalar o windows vi mais códigos que todas as já citadas... chega!
É isso mesmo que eu quero, um mundo mais seguro!

4 comments:

Suzana Marion said...

Nossa, agora eu fiquei tonta!
Eu sou super criativa para senhas, vivo cadastrando meus amigos em vários serviços na internet e invento senhas que eles mantém de tão legais!rs
ótimo texto...
bjx

Li de Oliveira said...

A minha é a mesma pra muitas coisas... se alguem descobrir estou ferrada. Mas ela é tão obvia, tão obvia que duvido q descubram. E não, eu não estou falando de minha data de nascimento...rs

Beijoss.

Anonymous said...

Concordo com a Su Marion, fiquei até tonta com tantas senhas! hahaha

Mas gostei bastante do seu texto! ;)

Anonymous said...

Eu ia entrar aqui no blog para postar com meu ID do site, mas esqueci a senha. Fica o elogio pelo texto :)