Thursday, April 19, 2007

Brasil... quem te disse?

De Tiago Abad

O Brasil é um país multi-cultural sem dúvidas. Várias raças, povos, crenças, religiões... convivem nesta terra que um dia há de comer-lhes (eu também). Quem disse que o Brasil é Brasil? Sim! Não estou ficando louco! A invasão chinesa, o bairro da liberdade, americanos, camponeses, russos, astronautas, Ets, santidades, múmias... tem de tudo, pra todos os gostos.
Os povos se abraçam no ritmo do carnaval, sambam aos pés de Zeca Pagodinho, enchem a cara de caipirinha e choram as mágoas no ombro de um favelado. Tem algo de mal nisso? Claro que não! Todos somos um só (já diria a bíblia), e podemos conviver com união, com irmandade... o capitalismo faz as pessoas enrigecerem-se. Alemães só faltam vir com um pauzinho enfiado pra dizerem que são picolé. Mas aqui não, a "terra mágica" contagia os mais céticos, os duros imitam Carla Perez, os que nunca ouviram samba encantam-se com a Globeleza.
Mas claro, Brasil não é só samba! Temos paisagens, temos grandes autores, escritores, cineastas, músicos, palhaços... mas temos também caipirinha... açúcar, limão, cachaça e gelo. Aí vem o churrasco e de novo o sambão pra acompanhar. E dizem que no Brasil tudo é carnaval. Quem falou isso? Mentiroso não é, afinal, sambamos pra esquecer do mundo escroto que vivemos.
O samba é remédio, o Brasil é o som e o povo o arrastão. Arrasta pra cá, escorre pra lá e vamos vivendo. Nó em pingo d'água tá mais fácil que mascar chiclete. Vendo a janta pra almoçar, compro o café da tarde à prazo e financio o café da manhã. Sabe pra que? O capitalismo inseriu-se no samba. Quem não tem chinelo samba descalço, mas quem está descalço quer um chinelo. A dialética do capital transforma o carnaval em "todo mundo pro pau"... Serasa que o diga.
Quem te disse então que no Brasil tudo acaba em pizza? Errou feio, o samba tá aí.

4 comments:

Unknown said...

Afff...adorei.
O texto fluiu. Muito bom.

Parabéns!

Bj

Li de Oliveira said...

Muito bom Tiago! Acho que o Brasil cai em muitasss coisas no final, mas sempre com um sambinha de trilhas sonora.

Beijos.

Anonymous said...

Oi Ti,

Muito bom o texto, gostei!
Afinal pizza é coisa de italiano, no Brasil é samba mesmo! rsrs


;)

Bjo!

Bruno Carvalho said...

Uma mistura de culturas fortíssima faz com que o Brasil se torne singular!!!
Talvez o samba seja a nossa desculpa... Tomara que não!
Parabéns!