Tuesday, April 17, 2007

(des) Qualificados

De Thiago Fabrette

- Bom dia! Vim para preencher a vaga de vereador que está no anúncio...
- Ah sim, pois não. Pode entrar, por favor. As entrevistas vão começar num minuto. Pegue aquela fila à direita...
- Mas moça, eu quero me candidatar a vereador, não pego filas, posso passar na frente?
- Pode, mas todos ali são candidatos, estão todos na fila de fura-filas, portanto, acho que o senhor pode tentar negociar com eles. Terão votações antes das entrevistas. Quer dizer, se der tempo.
- Ãhn?? Não entendi nada.
- Ah, não se preocupe, pode entrar, a fila andou e as entrevistas vão começar já. Por aqui, por favor.

- Nome?
- Rogério Roger Marcius.
- Idade...
- Trinta e oito anos.
- Candidato a...
- Vereador, de acordo com o anúncio. Não precisa de colegial não, né?
- Não, não. Só o ensino básico já serve. Nem isso, na verdade. Não pedem nada. Por que acha que tem qualificação para o cargo, senhor Rogério?
- Ah, eu nem sei direito. O que faz um vereador?
- Bom, nem eu sei muito bem. Ultimamente, nada, mas você pode entrar e daí, ver. Pode ser que este ano façam um treinamento.
- É que eu não quero trabalhar muito. Quero ganhar uns 26.000 Reais. Por mim, isso dá.
- Na verdade, dá pra receber em torno de 12.000, com os benefícios. E você ainda pode votar seu próprio aumento. A vaga lhe interessa?
- Hum... Tem um salário mais alto, com menos trabalho?
- Tenho vagas de deputado estadual. Também dá pra aumentar o salário e não precisará trabalhar às segundas-feiras. Os ganhos ainda são em torno de 17.000 com mais uns 5.000 de benefícios.
- Dá pra furar filas e entrar em estádio de graça?
- Dá, depende de você e de quem estiver na porta.
- E tem algo mais legal? Tipo, que não dependa disso, que o salário seja maior e que eu não precise trabalhar na segunda, que eu possa ganhar auxílio terno, que eu possa ganhar passagens aéreas, auxílio moradia, carro e tudo mais? Mas sem trabalhar muito hein. E quero ainda, não esqueça, poder aumentar meu salário. Sem limites, tipo, se eu quiser aumentar em 100%. Pode? E precisa de que? Tipo qualificação...
- Olha, qualificação, nenhuma. Tenho algumas vagas sim, para deputado federal. O salário é bem o que você quer, se juntar os benefícios todos, e são assim mesmo, puxa, você acertou em cheio. Deve ser a vaga com a sua cara!
- E tem algo com mais poder, eu queria aparecer bastante na TV...
- Tem a vaga de presidente, você fica aposentado, aparece bastante na TV, jantares bacanas, assessores, mulheres, bebidas, casa, carro, sítio com churrasco e cachaça... Esse cargo é legal à beça! Só o salário que não dá pra votar e é de 8.790.
- Não, não... Prefiro me candidatar a deputado mesmo... Imagina, essa mixaria...
- Quer botar o dedo aqui na carimbeira, por favor?

6 comments:

Unknown said...

Putz...Thi muito boa, nesta vc acertou em cheio, beijão e sucesso a você...

Li de Oliveira said...

Mas o endereço para enviar curriculo é pra onde mesmo??
Beijos.

Suzana Marion said...

aí, sim... a melhor crônica política de todos os tempos!!!rsrss

bjinhux

Anonymous said...

Irônica e lamentavelmente verdadeira! rsrs

Bjo!

Acerola das Neves said...

hahahaha boa Thiago!! Eis a pergunta né, pra quê estudar???? abraço!

Bruno Carvalho said...

Muito bem bolada essa história!
parabéns!!