Monday, April 16, 2007

Expectativas

De Suzana Marion

Há 15 anos eu pensava que seria uma publicitária de sucesso à essa altura e que seria casada com o meu primeiro amor. O máximo que pude fazer até agora foi conversar com ele no MSN esta manhã e 3 semestres de comunicação na faculdade, que tranquei já faz quase 1 ano.
Eu acreditava que teria uma casa com piscina e que nem teria tempo para usa-la, que iria a festas de gente rica e que seria um deles afinal, me esqueceria do lugar de onde eu vim.
Pensei que com quase um quarto de século eu teria rompido com minha família, mudado de país, emagrecido. Mas as coisas tomaram um rumo inesperado e, mesmo que eu me esforce para voltar à rota original, o trem dos planos da minha vida sempre desvia ou descarrila!
A cegonha visitou quase todos os meus amigos e eles ostentam uma argola dourada, pelo menos no anelar direito. Até a minha irmãzinha se casou neste fim-de-semana! E eu penso que ainda sou meio criança, que não tenho todas essas responsabilidades da vida adulta, mas me sinto feliz com minhas meias do Mickey.
Não é que eu não esteja ansiosa por pagar IPTU, IPVA, Imposto de renda de pessoa jurídica! Mas prefiro esse ritmo mais modesto... comer a vida a generosas colheradas, mas sempre pelas beiradas, igual brigadeiro de adolescente. As vezes bate aquela angústia por ter que esperar as coisas acontecerem, a ansiedade por realizações. Mas é só olhar para trás e ver tudo o que eu conquistei até aqui pra me sentir de volta ao controle da minha vida.
Que venham os próximos 15 anos de imprevistos.

7 comments:

Li de Oliveira said...

Nossa... eu me imaginava como uma jornalista megaaa descolada, completamente independente... é....a realidade não é bem essa ainda, mas vamos que vamos, que venham os próximos!!!! E que estes sempre nos façam felizes né não??
Beijoss.

Feffers said...

É isso aí Suzana....

Acho que o pior e o melhor da vida, é saber que não temos o controle de absolutamente nada!

Bjo!

Fe Alonso

Anonymous said...

Vim aqui ne juntar a ti amiga e dizer que, eu também me imaginava bem diferente, formada em letras ou jornalismo, já com uns dois romances emplacados, casada, com minhas duas docinhos, e olha que até nome para elas eu já havia escolhido,mas a vida nem sempre segue o rumo de nossos sonhos, e eu no meio destes meus quase 26 anos já comecei e deixar para trás muito deles...
E vários outros já começaram a invadir meu mundo, ando pensando até em fazer psicologia, pode????
Está é a vida...beijinhos
P.S: minha irmã esta namorando´sério em casa, daqui a pouco, sera minha irmã caçula que também estará casando rsrsrsrs e eu aqui, literalmente para titia.

Anonymous said...

Oi Su!

Lindo texto, faz a gente parar pensar... é reflexivo! Muito bom!

Relendo meus diários da adolescência tb pude comprovar que mudei bastante o trajeto que tinha planejado prá mim... rs
Mas o que importa é que fizemos algo, mesmo que não tenha sido exatamente como havíamos pensado.

;)

Bjo!

Acerola das Neves said...

15 anos é muita coisa, apesar de não parecer na maioria das vezes, e sim, como é louco vc parar pra pensar no que planejou, no que gostaria e no que realmente aconteceu... bom texto!!

Bruno Carvalho said...

Ter expectativas... mas se as expectativas não derem certo, se divirta com o que deu errado. Se é que deu errado, né?
Creio que estou no mesmo caminho Suzana... me identifiquei muito com seu texto!

Parabéns!!

Banda guerreiros de Judá said...

O que seria da gente sem estas supostas "expectativas"
a gente cria um mundo tão fantasioso quando crianças... e leva este mundo pra adolescência, e nela q estes "mundos"começam a desmoronar...
Tudo que a gente imaginava que teríamos ou seríamos começam a nos ser cobrados... acho q não só pela sociedade que impõem o que é melhor ou a profissão que dá mais dinheiro, o que devemos ser ou fazer...é ridículo mais isso é imposto (a tal responsabilidade). O legal é a gente mesmo se cobrar...talvez se cobrar por tantos sonhos, por tantas coisas q deixamos de fazer,
Busco naqueles meus sonhos de criança, um olhar de esperança... Para que eu possa ficar velha e relacionar pelo menos alguns ítens da da minha lista imaginária de planos para o futuro...
Os meus sonhos minhas únicas expectativas para os meus próximos dias, anos ... décadas...
Essas expectativas q movem os próximos dias, anos... décadas...