Monday, May 21, 2007

Crisálida

De Luciana Muniz

Há muito lutava contra eu mesma. Desisti de ser triste, feia, relutante. É a minha verdadeira natureza? Não sei... Olhei para dentro de mim e vi poucas qualidades e muitos defeitos. Vi podridão, egoísmo, medo...
Mas você enxergou apenas as qualidades, viu um ser que evitava a presença das pessoas por não saber como lidar com elas.
O mundo era apenas escuridão antes de encontrar o brilho do seu olhar. As flores não tinham perfume e suas cores eram apagadas, eu não via magia alguma em apreciar a diversidade de espécies que me cercavam.
Mas os dias foram passando, ora lentos, ora depressa demais. Algo mudava dentro de mim a cada dia, eu não conseguia entender o que poderia ser! Sentia um calor todas as vezes que olhava para a minha direção, e era justamente este calor que me dava mais forças para seguir em frente!
Lutei contra o casulo em que me aprisionei. Foram diversas tentativas. Por vezes ficava exausta, mas seguia tentando. Passei a acreditar que talvez a vida pudesse ser mais leve e colorida se eu conseguisse atravessar essa difícil etapa.
Hoje sei que não é nada fácil olhar para dentro de si mesma... Mas eu sobrevivi a isso. E jamais poderia imaginar o mundo que me aguardava.
De repente senti meu corpo leve, quase a flutuar! Senti o calor do sol me aquecendo, como se estivesse a saudar minha presença por entre as flores.
Novamente intui que você estava a me observar, maravilhado com a minha transformação, evidente aos olhos de qualquer um que tenha me conhecido anteriormente.
Agora entendo sua intenção ao me guiar tão ternamente. Por mais que eu fosse feia e egoísta, estando consumida por mim, você sabia que um dia eu poderia me libertar e me tornar bela e altruísta, superando os obstáculos.
E divagando sobre as sutilezas das suas lições, continuei a descobrir os campos floridos, que de fato me aguardavam para compor a sua obra. E não olhei para trás. Mas sei que se o tivesse feito, teria visto o meu casulo vazio, casulo este que um dia abrigou uma lagarta, mas que também libertou uma borboleta.

4 comments:

Li de Oliveira said...

Todo mundo um dia se descobre belo... pq aprende que a beleza vem com a sabedoria da caminhada percorrida....
Achei um texto bem singelo! Parabens.
Beijoss.

Bruno Carvalho said...

Li seu texto duas vezes. A primeira por ler, e a segunda para comentar. O mais interessante é que surgirma duas interpretações diferentes neste intervalo: A primeira, o texto ser uma e´pécie de declaração de amor, e a segunda uma árdua caminhada inconstante, mas necessária. Daí resolvi ler a terceira, e só aí percebi que o texto está bastante rico de interpretações, e que estas mudam de acordo com o que sentimos!

Muito bom! Parabéns!

Anonymous said...

Muito bom Lu! Estou orgulhoso por ter uma amiga tão talentosa ao expressar seus sentimentos e pensamentos através de palavras.
BEIJOS Linda

Suzana Marion said...

Agora eu vi Deus na sua vida. Achei lindo!
bjx