Monday, February 12, 2007

Complexo de Deus

De Suzana Marion

Quem tem Complexo de Deus acredita ter todas as respostas e que seria ultrajante ouvir qualquer pergunta, que é bom demais para se explicar. Ele não tem opinião, tem certeza, não pede, ordena. Quem tem Complexo de Deus diz “haja luz” e espera em vão que o ambiente se ilumine, mas ao contrário, enegrece tudo com sua arrogância, seu autoritarismo.
Quem tem Complexo de Deus acha que está acima de qualquer lei, acima de qualquer sentimento e dentro dos pensamentos alheios. O sujeito com complexo de Deus acredita ser aquilo em que todos estão pensando, se a terra gira em torno do sol, os humanos tem de girar em torno dele. Ele conta vantagem, faz cortesia com o chapéu alheio, está sempre a procura de humilhar alguém para se sobressair.
O Complexo de Deus não vem apenas com arrogância, mas também com desprezo por qualquer idéia alheia que não possa ser roubada em sigilo, sem parecer oportunismo. O pacote completo inclui uma incapacidade extraordinária para ouvir e debater, e mesmo que o sujeito não admita (na verdade é bem certo que ele negue), é uma incapacidade como cegueira ou surdez, praticamente lhe falta um sentido.
Para citar os dois tipos mais conhecidos de complexo de Deus, recorro a dois filmes. O primeiro caso é The Devil Wears Prada (O Diabo Veste Prada). Neste exemplo a pessoa se acha tão importante, tão dona do mundo, que acredita que por serem todos descartáveis e poderem ser substituídos à qualquer momento, e por todos serem completamente incompetentes, pode lhes tirar a vida privada, fazendo ligações a toda hora e exigindo ser prioridade absoluta, obrigando a executar tarefas que não são de sua alçada. Esse é o tipo de pessoa que se acha no direito de humilhar, de fazer pressão psicológica o tempo todo, dando ordens absurdas e que nunca diz exatamente o que quer e nunca fica satisfeita com o que recebe. Mas o pior caso de Complexo de Deus é o tipo The Godfather (O Poderoso Chefão). Ele mantém seus inimigos muito próximos, dá um beijinho na sua bochecha antes de te arrasar, manda flores no dia seguinte ao seu fracasso, com um cartão dizendo “não foi dessa vez”. Você fica em dúvida o tempo todo, com medo... não sabe se ele te ama ou te odeia. E é isso o que ele busca: manter-se no poder por meio do terror constante.
É triste a vida de quem tem complexo de Deus porque esse cara não tem companhia ou respeito. Ele causa medo e indignação, é ineficaz, porque enquanto Deus de verdade se manifesta em amor, o cara com complexo de Deus age por meio do ódio. No fundo ele odeia a si mesmo (e aos outros por tabela), como se soubesse o quanto desagradável é sua presença e quisesse poupar a todos, mas na verdade ele só é triste e sozinho, inseguro... então veste essa máscara de todo-poderoso e caminha altivo por aí, procurando funcionários, filhos, colegas do clube, da associação de bairro, e transeuntes de qualquer espécie para impor seu desejo, falar de si mesmo e, é claro, infernizar a vida de qualquer cristão.

16 comments:

Unknown said...

Embora eu não tenha ido ao lançamento, e perdido além dele a bela imegem do maravilhoso porém arrogante Paulinho Vilhena... acredito que vc é a melhor, conheço a maioria dos seus textos,já que eu os lia escondido assim como o seu diário e tudo mais(por esse lado é bom 'crescer', assim posso assumir travessuras que vc fingia não saber que eu as fazia, e dar adesculpa...ahhh era coisa de criança)ainda me lembro do começo de um deles, nossa deve fazer anos...era mais ou menos assim "Assisti a um pôr-do-sol da janela do meu quarto..." já é o sulficiente, já que não tem patente é perigoso haver plágio, talvez por vc tenha passado despercebido naquela folha uma manchinha, que para mim, não sei se bem ou mal não passou, era a expressão de seus sentimentos borrando as letras escritas naquela noite...

Inicia-se uma nova Vida...os textos que antes eram escritos apenas para você, hoje tornan-se públicos! podendo assim dividir seus pensamentos, com apreciadores de belas palavras..

Agora chega de nhém nhém nhém...rsrsrs

Da sua irmãzinha mais linda desse mundo!

Unknown said...

oi Su .. como vc tá importante em ... nossa fiquei impressionado com sua matéria.. pena não sei escrever .. mas vc sabe da minha admiração né mil bjs

Anonymous said...

Amiga quero dizer que sou sua fã e que um dia eu aprendo a escrever tão bem quanto você...
E quem sabe nós não escreve um livro a quatro mãos,seria legal e uma honra para mim.
Já virei fã deste espaço e com certeza estarei por aqui todos os dias me deliciando com estes textos incriveis, extremamente interessantes e de um sublime bom gosto.
Quanto ao complexo de Deus...infelizmente tem muita gente por ai sofrendo deste complexo...mas o que mais dói são aqueles que pensam que podem tirar a vida de outra pessoa, que pensam poder decidir qual a hora de por um fim na história de alguém,è extremamente lamentável.
beijos e sucesso no novo espaço...

Anonymous said...

Su.. apesar de você não gostar da minha pessoa, eu ainda te amo!!rs
brincadeira!! lhe desejo toda a sorte do mundo!! e que esse novo projeto na sua vida dê muito certo como já está dando, e que seus desejos continuem se realizando, afinal um talento desse não pode ficar restrito apenas a algumas pessoas de sorte!! Deus as vezes escolhe uma pessoa para ser diferente, uma pessoa para ter um dom, e esse é o seu, ser uma pessoa muito especial para todos!! acho que todos que te conhecem irão concordar com esse simples elogio!!
Nunca te esqueça sempre estarei com você!! Dando meu apoio!! se isso ajudar!! tenho muito orgulho de ser teu amigo.....
Bjs e apertos!!

Anonymous said...

No meu comentário anterior esqueci de colocar entre aspas um erro proposital que fiz, então vou corrigir a brincadeira aqui, antes que tu pense que eu escrevo tudo errado rsrsrsrsrsr
" E quam sabe nós não escreve um livro a quatro mãos"

Anonymous said...

Meu cunhado não é arrogante, ele é gente fina!! (Paulinho Vilhena)...

hahahahaha.......

Oi Suzana!! Parabens pelo texto!

bjo!

Fe Alonso

Anonymous said...

Essa é minha menina!!!
mais do que isso, é a pessoa que eu escolhi, para ser minha melhor amiga. De tantas escolhas desta vida, com certeza, essa é uma das que mais acertei...
Eu não estou, eu SOU orgulhosa de você.
Em toda dupla, tem que ter o "cérebro", e com certeza, você ocupa este cargo, com muita competência, não só por sua imensa capacidade e desenvoltura em escrever, mas por tudo que você é.
Foi um imenso prazer, poder estar presente no dia do lançamento do livro, poder compartilhar da sua alegria e sucesso. É um prazer ter um exemplar do livro e muito além disso, é satisfatório poder contar com sua amizade.
Parabéns!
floquinhos...

Unknown said...

É sim...seu cunhado é arrogante!!

Shu porque vc nao falou que ele era cunhado "dele" kkkkkkk

Se eu soubesse teria dado uma de social rsrsrsr

mas agora que ja foi...fica mais bonito assumir! kkkkk

bj

Anonymous said...

SULIEN: Nenê, como é que eu ia saber que ele era cunhado de um dos escritores?
FE ALONSO: Eu não me responsabilizo pelos comentários no meu texto, nem mesmo da minha família!rs
TODO MUNDO: muito obrigada pelo carinho de vocês.

Andréa said...

Parabens pelo texto, pelo blog, pelo livro... Obrigada por ter me avisado la no blog, Suzana. Sucesso pra vc eh pouco, vc merece MUITO. Beijocas e voltarei.

Acerola das Neves said...

O homem ao redor de seu umbigo, talvez, se trocássemos pelo nariz, estariam vesgos... rsrsrs
bjs
Tiago Abad

Rodrigo "Capelli" Oliveira said...

Existem textos que são simplesmente atemporais, ou seja: daqui à 50 anos, certamente identificaremos pessoas condizentes com o perfil traçado nas linhas dessa crônica. Perceber esses tipos no dia-a-dia é relativamente fácil. Difícil mesmo é transportar essas personagens e colocá-las num texto tão enxuto e "direto ao ponto". Parabéns pela crônica. Para quem gosta de textos inteligentes, é uma ótima pedida.

Anonymous said...

Eita Su! Que pessoas com comlexo de Deus façam cada vez menos parte da nossa vida!

Volta pro mar oferenda! Hahaha

Bjitos e muuuuuuuuito sucesso pra ti! ;)

Lu Muniz

Banda guerreiros de Judá said...

Complexos... já são insuportáveis e ainda de Deus... é ridículo!!! Saber q realmente existam pessoas assim então...O amor vem de Deus, quem não tem Deuas logo não terá amor... quem não tem Deus é tão sozinho que nem sabe...:) rê...

Aurora Farias said...

Texto incrível, parabéns

H. Back™ said...

Excelente texto para explicar a arrogância de certas pessoas que conheço.
A maioria dos políticos devem sofrer desse desvio mental.