Wednesday, February 14, 2007

E aí, como ficamos?

De Fernando Alonso

Estava pensando sobre como fazer minha abertura no blog. Mas na última semana a dúvida dissipou-se rapidamente após a notícia que li no jornal de quinta-feira. Poderia estar falando de diversos temas aleatórios, muitos deles mais interessantes do que falar sobre violência. Muita gente leva este tema por batido, chato. Talvez porque seja mais fácil esquecer, talvez porque gere medo, ou até porque muitos acham que nunca serão infligidos por este mal. Mas o negócio é que essa tal violência consegue revoltar-me cada dia mais. E vou falar do caso do menino de 6 anos do Rio, que chocou o país.

Todo mundo leu, ouviu, ou pelo menos escutou pela boca de terceiros o que aconteceu. O garoto, de apenas 6 anos, foi arrastado por 7 kilometros (SETE!??), até quando os bandidos se depararam com uma rua sem saída. Detalhes mais sórdidos: apesar dos gritos das pessoas para que parassem, os bandidos ainda ziguezagueavam com o carro esperando que o moleque soltasse. Segundo um deles, era o ‘’boneco de judas’’. BONECO DE JUDAS? Que merda é essa? Eles estavam falando de uma criança que morreu de uma das formas mais brutais e inconcebíveis pra uma sociedade do século 21! Sabem o que vai acontecer? Esses ‘’de menor’’, como diria meu pai, irão passar uma ‘’temporada’’ de 3 anos numa Febem (fábrica de criar marginais) para depois voltarem pras ruas, causando terror. Já olhou nos olhos de um caras desses antes? Pois é. Não tem nada lá. Matar 1 ou 10 não faz diferença.

Li também os apelos do pai, após o acontecido. O homem buscava justiça e pedia para que, após esse trágico incidente, as leis mudassem, que algo fosse feito, que a justiça tomasse providências para que ninguém passasse por isso novamente. Esse cara é um santo para ter tamanha educação num momento desses. Temo que mais uma vez, nessa terra de ninguém, a poeira baixe e nada mude.

O secretário de segurança do Rio deu um entrevista essa semana dizendo que pode ‘’imaginar o sofrimento da familia’’. Vá se fazer um barro antes que eu me esqueça. Quero ver RESULTADO. Quero saber quanto tempo eles ficarão presos (às nossas custas claro, já que há presos que custam mais de 5000,00 reais). Andei lendo por aí que isso ocorre devido a má distribuição de renda e etc. Balela, isso ocorre por má formação de carater do indivíduo. Sangue ruim. Impunidade. Corrupção e bandidagem. Afinal os adolescentes que mataram o índio em Brasilia estão soltos, e não tinha pobre algum ali. Isso é um problema de caráter, da falta de justiça. E Enquanto os caras lá em cima continuarem com o exemplo - roubos, extorções, etc. - e continuarem impunes em seus malditos cargos, intocáveis, a coisa vai continuar feia.

14 comments:

Anonymous said...

Fala Fefinho!!!

Bem oportuno seu texto. O melhor é ver o nosso digníssimo presidente tentar adiar o debate sobre a diminuição da maioridade penal argumentando que isso " poderá desproteger os adolescentes". Adolescentes o caralho!!!!, fez merda tem que pagar, não importa se são pessoas excluídas da sociedade, que não tiveram educação, aquele blá blá blá de sempre, esses são problemas que esperam soluções à séculos e nínguem levanta a bunda da cadeira pra fazer nada. Andam dizendo - nossos queridos dirigentes- que não podem mudar as leis à base da emoção, que isto não dá certo, que devemos esperar o melhor momento. Balela! Vivemos fortes emoções todos os dias e até agora nada.

Bicoca

Marcão

Anonymous said...

Enquanto a impunidade não acabar, enquanto as leis não servirem igualmente para todas as classes, não veremos o significado da palavra justiça.

ótimo texto.
bjo

mandinha

Lu Paiva said...

A história desse menino, daqui uns dias, só vai servir pra entrar na Retrospectiva de final de ano da Globo. A história dele, como tantas outras, não passam de momento de agitação num país de merda que é arena de orgia para bandido pobre, rico, analfabeto ou com curso superior.


Ótimo texto.
Bj
Lu

Anonymous said...

Aí don...belo dedo na ferida. Acho que nós,pobres eleitores é que devíamos tomar alguma providência.
Se pelas urnas não adianta nada,porque a máquina corrupta está sempre lá, não importando quem esteja lá, devíamos era entrar no congresso e quebrar tudo. Afinal aquilo lá não é nosso?

Continue nesse caminho....escrever com a veia dá força ao texto. Parabéns!

abraços


Léo

Líbero said...

Palitão, não esperava outra coisa de vc! Existem instantes na vida das pessoas que a graça perde espaço. Confesso que estou de saco cheio de muitas coisas que andam ocorrendo em nosso País. Creio que a situação chegou onde está por diversos fatores. Mas o mais relevante é o seguinte: abandono. Nós abandonamos a bodega na mão dos clientes, filho! Só podeia dar coisa marrom. Se não tomarmos as rédeas da charrete e conduzi-la para o outro lado, dando, logicamente, uma "tunada" na coitada, a tendência é piorar ainda mais. Educação não dá voto? Ok. Mas traz dignidade, respeito e cultura, no sentido amplo do termo. Ou aprendemos que nós, formadores de opinião em alguma atividade, precisamos fazer nosso povo aprender a ter respeito, a valorizar a dignidade, o caráter, a ética e a honestidade, ou estamos lascados. Tomara que meu filho e o de vcs possa, com a nossa contribuição, conviver com o próximo, e não armar-se contra aquele.

Anonymous said...

Infelizmente Fernando a verdade é uma só, hoje como tudo está ainda recente as pessoas falam, comentam, as autoridades dizem que vão tomar providência, mas daqui a alguns meses, este vai ser apenas mais um dos muitos casos terríveis de violência ocorridos em nosso país.
Um país onde todo mundo só pensa em ganhar dinheiro,e mais dinheiro e mais dinheiro.
As leis servem aos mais ricos, que podem ter todos os privilégios possíveis.
E esta classe não se importa muito com o que tem acontecido não, se fecham em seus condominios, dentro de seus mundinhos perfeitos, e se esquecem do resto, vivendo uma alienação inconsciente.
As vezes escutam um ou outro empregado comentar o que aconteceu e podem por um segundo até sentir um pesar que logo e esquecido e substituido por alguma futilidade.
Amo meu país, mais as vezes me vejo cansada por pensar que esta luta por um futuro melhor é em vão.
Mudar a cabeça da sociedade é dificil, pois cada vez mais os jovens fazem exatamente o que o que a "roda do sistema" quer, mais chega né, se não acabo escrevendo um livro...

Acerola das Neves said...

E dizem ainda que talvez Jesus volte, bom, talvez teremos uma versão high-tech de crucificação, ou deve-se ter o maior cuidado pro rapaz não ser vítima SUS, e por aí vai... não digo que seja o fim dos tempos, mas se o fim chegasse, não sei se perderíamos tanto.
Abraço!!!
Tiago Abad

Suzana Marion said...

Não ficamos, pra variar. Se os "homens lá em cima" (eu diria ratos, mas o meu não me morde nem quando fica sem comida!) dizem que não podem tomar resoluções no calor dos acontecimentos e da comoção social diante desta fatalidade, acho que deveria aparecer uma fatalidade pública e notória todos os dias, porque elas acontecem, mas o Bonner não mostra pro Homer todo dia. Se cada criança drogada, mutilada e humilhada fosse “atração” na D. Globo no horário nobre, eles fariam alguma coisa, além de desperdiçar nosso domingo em dia de eleição.
bjx

Hamilton said...

É manchete !!
O caso do título a que me refiro, por mais que vc esteja "fora do ar" não tem como não ter sabido, por isso poupemos os detalhes "sórdidos" (Sou contra a censura, mas a Veja, mesmo reconhecendo, nenhum roteirista ter a ousadia de um roteiro tão "forte". Descreve a maratona macabra em suas paginas, que meus filhos, seus filhos, os pais do infeliz João, lêem.) Eu, fiz uma leitura dos fatos que aterrorizou minha mulher. Ela, e 99% das pessoas estão revoltadas com os "assassinos". Discordei dela, e desses 99%, no sentido de que do ponto de vista legal. Não se pode dizer que sejam assassinos, pelo menos neste caso. Em nenhuma das reportagens, vi, ou li, que eles tenham propositadamente amarrado o garoto. Veja, quem tinha o domínio do carro era um, que não tinha a visão, e não sabia que ele havia se enroscado no cinto. Portanto sai em alta velocidade. Cometeu um crime, é fato. Sabia que estava, e esta errado, o crime (contrario, não seria crime). O que se faz quando uma coisa errada é feita, se oculta o fato, ou tentar fugir da cena do ato. Foi o que fizeram. O que aconteceu em decorrência disto, mesmo sendo uma tragédia o resultado. Não foi algo que eles tenham concorrido materialmente para este desfecho. Em nenhum momento eles desejaram este desfecho. Dizem algumas testemunhas que eles faziam zigue zague para se desvencilhar do corpo. Será que era isso mesmo ? Uma pessoa em fuga, sai normalmente com um carro. O fato de existirem menores na quadrilha, não aumenta a gravidade. Há muito que isto já devia ter mudado. Não importa a idade cronológica, o que importa é a idade mental do individuo. Conheço muita gente “normal” que tem idade mental muito inferior a cronológica.
Agora, o que se espera com isso. Veja, lá no submundo de onde eles saíram, como é interpretado isso ? (dá status). Quanto mais a midia e as pessoas falam sobre isso, mais relevante se torna, a “cagada” aos olhos de seus pares. Em decorrência disto, o que se espera do futuro destes “infames” personagens, que vida os espera, em um mundo de gente normal, esta estigma que irão levar para o resto da vida, em decorrência deste “acidente”. Não fosse o fato de uma mãe não ter conseguido tirar o filho do carro, e assumir o feitio de um roteiro de filme de terror, este acontecimento teria juntado se aos milhares de assalto que acontecem por ano nas capitais e grandes cidades do mundo.

Sei que parece frieza (acho que é mesmo) mas legalmente não consigo ver de outra forma. Claro que tenho filhos, e só de pensar que poderia ter sido um meu, já me vem lagrimas aos olhos. Mas, não vejo como culpa-los alem da própria culpa do assalto, que acidentalmente matou uma criança. Dificilmente eles terão um advogado, que os defenda com interesse, mas tivesse isso acontecido em outro ambiente, não teria como ser defendido de outra forma.

A algum tempo, aconteceu de um pai esquecer o filho dentro do carro, um bebê. Não houve uma comoção como esta. Mas foi menos gravoso ?? é “legal” morrer sufocado ? é menos trágico ? Tenho certeza de que em matéria de sofrimento, este bebê sofreu mais, foi morrendo aos poucos, ao passo que o infeliz joão deve ter morrido logo. Mas... todos vemos que aquilo, poderia ter acontecido, e pode acontecer com qualquer um. Sofri junto com aquele pai, imaginando sua dor. Até mesmo a justiça, encontra dificuldade em puni-lo com mais rigor, que o próprio resultado de sua negligência.

Para pensar.

Os. Desculpe este desabafo, mas sei que vcs, mesmo não concordando com meu ponto de vista, não vai me execrar (espero). Estou sendo coerente com o que defendo, ninguém pode ser punido alem da própria culpa.

Em direito, existe um artigo, que determina alguns procedimentos diferentes, quanto aos crimes que provocam “comoção” social. Mas gente, o sujeito ativo é o mesmo, tem que ser o mesmo procedimento. Os casos que a mídia, expõem mais são punidos mais exemplarmente ? é justo isso ??

Anonymous said...

Excelente texto Fê! Mostra em poucas palavras um pouco da indignação causada por este ato brutal, é extremamente importante que cada um, à sua maneira, contribua para deixar bem claro que atos como este não tem perdão! Muitas vezes a questão não é dinheiro e sim, como vc mesmo escreveu, o caráter de quem pratica monstruosidades por ai, sempre confiando na impunidade...

Bjitos!

Lu Muniz

Anonymous said...

Oi pessoal, agradeço a participaçao de todo mundo, (valeu marcao!)
E Hamilton, o texto foi postado aqui pra isso mesmo, criticas, debates, pontos de vista. Ainda mais quando é argumentado da forma como fez. Vc é bem-vindo sempre!
Abraço a voce e a todos!

Fe Alonso...

Ciro said...

Eu só espero que tal barbárie não passe realmente impune dessa vez. Espero que ningué se esqueça disso daqui a alguns dias. Também quero RESULTADOS. Todos queremos, não é verdade?
Bela estréia, Fernando. Texto legal, gostoso de se ler. Quando vi,já tinha terminado.
Abraço!

marcelo ferrari said...

Fernando, a vida (presente) é um resultado pulsante. O que aconteceu foi fruto de um resultado anterior que fez pulsar o incidente, que fez pulsar seu texto, que está fazendo pulsar este meu coments aqui, e que vai continuar pulsando resultados continuamente... o que vc quer, não é resultados, é justiça. mas vc parte do presuposto que a vida é injusta. tem certeza? abç.

Camila Fernandes said...

Tá tudo errado, Fe. Tudo errado. Não sei nem onde é que tem que começar a mudar. Meu sonho não é viver numa sociedade sem crime, pois não acredito que isso seja possível. Mas ainda sonho com cadeias onde os malacos, em vez de ficarem ociosos, se organizando e cmandando mais do que quando em liberdade, tivessem que trabalhar, produzir, ralar incansavelmente pra devolver à sociedade um pouquinho do que eles tiraram. Não dizem que o trabalho dignifica o homem? Colônia penal de trabalhos forçados neles!