Tuesday, February 27, 2007

Quarta feira de cinzas

De Thiago Fabrette

Todo carnaval, isso já faz 5 anos, eu me interno.
Procuro um refúgio, um lugar para tentar ao máximo, fugir do trânsito, me afastar o quanto puder do samba, mulatas, bateria e avenida.
Não que eu seja contra a festa maior, mas por achar que a verdadeira razão acabou. A festa do povo para o povo. A festa da alegria, também está virando a festa do consumo, a festa do excesso, a festa da micareta.
Do mesmo jeito que o natal perdeu o sentido na minha vida, o carnaval também o fez. De maneira diferente, mas o fez.
Fez com que eu escolhesse, nesse ano de 2007, a praia da Juréia, no litoral norte e me internasse por lá, carro na garagem, bike embaixo da bunda e sol num lugar isolado, sem me preocupar com trânsito ou qualquer outra coisa.
Mas mesmo ali, vivenciei outra coisa que quero agora, tentar resgatar o sentido. A amizade.
Por várias vezes, os amigos que na casa comigo estavam, discutiam intrigas e criavam situações inexistentes de confusão. Parecia Big Brother – coisa que pra mim, nunca teve sentido.
Tentei ponderar com eles, tentei mudar o assunto, mas sempre se voltavam para situações – criadas na cabeça confusa deles mesmos – em que os amigos da outra casa estavam chateados, os amigos do quarto ao lado estão mancomunando, os amigos do andar de cima não lavaram a louça, o amigo sentado no sofá comigo pagou a menos.
O meu descanso foi-se. Por mais que eu tenha me afastado do carnaval, me aproximei da intriga. O que eu escolho? Os amigos é claro.
Mas, quando ouvi na TV, na quarta-feira “Unidos do Peruche, oito e setenta e cinco!”, descobri que o feriado acabara.
E me dei por satisfeito por ter tantos amigos, de poder estar com eles, de poder ponderar com eles, de poder discutir com eles e de poder me internar do carnaval com eles.
Só espero que no carnaval do ano que vem, eu possa mais uma vez fazer o mesmo e ouvir de novo: “pô, só eu que lavo a louça aqui nessa casa??”.
Eles que eu escolhi para me acompanhar pela vida e por isso, espero que possamos mais uma vez, apertar ainda mais os nossos laços.

2 comments:

Li de Oliveira said...

É como dizem, amigos é a família que nós escolhemos, e como toda boa família tem aquelas briguinhas né? Mas é sempre bom te-los por perto... Bom carnaval para o ano que vem!!! Beijos.

Acerola das Neves said...

Espero, torço, rezo, suplico, ou explodirei algo em forma de protesto, pra que não tenha mais Big Brother, ou ao menos, que as pessoas não assistam mais essas coisas... bom, tudo em prol da amizade... rsrsrs Abraço cara!!
Tiago Abad