Thursday, March 01, 2007

Hipocrisia ou ação?

De Léo Lousada

Normalmente gosto de escrever de coisas do dia-a-dia e coisas bem humoradas, mas hoje meu espírito se armou contra isso.

Tenho visto no Brasil um grande sentimento de revolta que transborda em determinados momentos. Nosso país, longe de ser o ideal, é cercado por problemas e maravilhas, mas também pela hipocrisia.

Gosto muito de cinema e acompanho muito o que acontece e quais serão os próximos lançamentos e, em uma destas leituras sobre o assunto, me deparei com dezenas de leitores criticando agressivamente um certo filme que iria estrear ainda. O filme chama “Turistas” e pelo que li o filme foi feito no Brasil e trata de um maníaco que ataca “mochileiros gringos” e envolve até tráfico de órgãos. Os leitores indignados teciam palavrões e impropérios aos realizadores do filme, principalmente destacando a imagem preconceituosa e não real do país. Realmente, mesmo sem ver o filme, sei que tem algumas aberrações como o nosso português ser transformado em “portunhol”, mas a questão central do filme é o tal coletor de órgãos. Juro que li tudo que foi escrito e fiquei indignado. Não com o filme, mas com as pessoas. Afinal, onde elas estão vivendo?

A violência no Brasil tem sido destaque em todos os noticiários, todos os dias. Tudo bem, isso você já sabe. Mas, além disso, o Brasil é apontado como um dos maiores exportadores de órgãos do mundo. Tem especialistas que até incluem o Brasil no eixo do mal dos órgãos. Sabe? Que nem o Irã, a Coréia.... e tantos países envolvidos em seus respectivos eixos do mal.

Será que a população tem tanta vergonha do que acontece aqui que prefere fazer de conta que Hollywood está exagerando? Realmente o cinema americano estereotipa os outros países, mas acho que nesse caso não estão errados. Para piorar, esta semana eu ainda leio esta notícia: “O casal diretor da ONG Terra Ativa, Cristian Doupes e Delphine Douyère, e outro funcionário, Jérôme Faure, foram rendidos e mortos a facadas no apartamento 306, no edifício número 55 da Rua Ronald de Carvalho.”

Os três franceses. Assim como holandeses, americanos, suíços, guatemaltecos, marcianos que quando vem ao Brasil tem o risco de serem assaltados e na pior das hipóteses mortos.

Eu realmente me pergunto até quando o povo continuará a ser hipócrita a ponto de defender a imagem do país sem enxergar o que acontece a sua volta? Ou até quando vamos a mesas de bares, em casa no trabalho continuar reclamando da vida, do governo e dos políticos e não fazer nada? Porque nada é o que estamos fazendo. Estamos deixando que “meia dúzia” de pessoas controlem o destino de quase 200 milhões e o máximo que fazemos é reclamar deles. Não está na hora da ação?

8 comments:

Lu Paiva said...

Leo, infelizmente as pessoas acham mais fácil acreditar numa mentira.

Anonymous said...

Boa tarde Leo, enquanto nos não tomarmos posições duras continuaremos vivendo em (Paris) faz de conta. Reginaldo.

Acerola das Neves said...

Afinal de contas, Brasil é o país do futebol, carnaval, samba... somos felizes! Não temos problemas, o que o big brother mostra "é realmente" nossa cultura, os jornais sensassionalistas são "realmente aquilo que quero ver", problemas? quem? onde?
Abraço
Tiago Abad

Anonymous said...

Grande Professor...
Belíssimo texto, espero que as pessoas que estão lendo possam compreender esse falso moralismo e hipocrisia que levantam sobre questões tão reais e cotidianas. É muito fácil levantar a bandeira da crítica e não mover nenhuma ação para acabar com os problemas.
Então é isso amigo!!
Aquele abraço,
Luciana Borges

Li de Oliveira said...

Infelizmente as pessoas tem o péssimo habito de generalizar...
Beijos

Unknown said...

Críticas tem que ser aceitas e atitudes devem ser tomadas, para que não fiquem estes momentos de revolta apenas num momento pasageiro. Ahhhh esqueci...
Não podemos tomar decisões em momentos de comoção......
Pena que estes momentos de comoção não estão acabando!!!

Anonymous said...

Fala Don....

É isso aí, se eu cutuquei a ferida com o dedo samana retrasada, tu aproveitou e abriu ela. Isso aí, não vamos deixar cicatrizar fácil não. Texto oportuno, tinha lido algumas coisas a respeito disso tb semana passada. É o fim da picada.

Boa garoto!!

Abraço

Anonymous said...

O sentimento que fica é que falta bom senso aos que falam, falam... E só falam!

Não adianta tapar o sol com a peneira...

Bjo.

Lu Muniz