Monday, April 02, 2007

Meus amigos são analfabetos

De Suzana Marion

No blog de um camarada bastante atuante nas TVs da série B (Record e Band da vida), quando não há comentário em um post, pode-se ler entre parênteses, ao lado do contador: MEUS AMIGOS SÃO ANALFABETOS. Essa é a impressão que eu tenho quando envio um e-mail/span para uma lista de 50 amigos e apenas 4 ou 5 comentam. Depois, quando encontro os outros que não comentaram, eles dizem “de onde você tirou aquela doideira da tal de Márcia? Eu morri de dar risada...” “você devia estar mesmo bem magoada com o Fulano, né?” “eu li o texto de Cicrana também e me identifiquei tanto... você a conhece pessoalmente?”. Então eu grito: “Poxa pessoal, no meu blog tudo bem, eu escrevo pra mim mesma, eu não ligo, mas no SOLTANDO O VERBO que é coletivo é sempre bom mostrar serviço... ‘Entra e comenta’, né?”
Ok, vou pegar leve, talvez meus amigos não sejam analfabetos, mas são, pelo menos, uma nova classe de tímidos: os TÍMIDOS DIGITAIS! Sim, porque a réplica que segue o meu desabafo carente de comentários é sempre “eu fiquei com vergonha, não sabia o que escrever” “eu posso dizer qualquer coisa ou preciso comentar o texto?”.
Mas tem também outra classe de pessoas que não comentam, com a novíssima desculpa “todos os sistemas de comentários são bloqueados lá na empresa, mas se você quiser eu mando o comentário por e-mail e você inclui como se fosse eu”. Calma lá! as coisas também não são assim. Como boa publicitária que um dia eu serei (ou PhD em PNL e escritora de livros de auto-ajuda empresarial), eu tento fujir do estigma de ARRECADADORA COMPULSIVA DE SCRAPS e digo a eles: “Imagina, não precisa tanto. Eu fico muito feliz por ter a honra da sua presença lá no blog e ficaria ainda mais feliz em melhorar meu desempenho através de suas críticas.” Mas não cola! O contador vai caindo, texto após texto, mas os comentários na rua vão aumentando e eu estou até pensando em sugerir ao administrador que instalemos um sistema de áudio-comentários, assim eu gravo no celular o que os meus amigos dizem e envio no final do dia pra ele publicar.

10 comments:

Anonymous said...

[i]Tudo bem.. 'ta bão'eu comento...srsrsrs
1º comentário se escreve 'jeito' ou 'geito'? uma curiosidade que me persegue a anos! rsrsrs

2º comentário porque vc não inscreve seus amigos para o 'çoletrãno' do Pânico na TV!

3º Eu sempre comento pra vc! e além do mais eu sou óóótima em portugues...aliás e portugueses kkkkkkkkkkk brincadeirinha viu não conta pro LÊ!!! rsrsr

Ahhh...uma frase de efeito!

Ame seu próximo..se ele for alto, moreno, rico e bonitão...fica tudo mais facil!!!

Beijão!!

Li de Oliveira said...

Ahahaha muito bom !!!! Meus amigos ja sabem.... sou completamente NEUROTICA por comentarios, isso é coisa de anossss e anos, desde meu Consultorio Virtual. Hoje eu sou muito mais ligth... mas ainda não totalmente curada da doença rsrsrsrs. Portanto, te compreendo com certeza!!!
Beijoss.

Anonymous said...

Bom os tímidos digitais crescem proporcionalmente que crescem os carentes digitais rsrsrs... Talvez até fonte para novas pesquisas de padrão de vida feita pelo IBGE... Já até vejo as questões... "Do que vc sente falta?" e vc diz "de comments no soltando o verbo"... dae vai os psicólogos procurarem mais uma definição para uma nova psicose do mundo moderno... Onde vamos parar??? rsrsrrs

Querida, adorei suas escritas.... espero que não leve a sério essa coisa de autora de auto ajuda empresarial pq realmente não vou querer prestigiar sua obra...

PS: Linda, tem um erro de português nesse seu desabafo, mas eu não vou te corrigir na frente de todo mundo né? Te falo offline depois....

Bjs......
Incondicionalmente

Suzana Marion said...

além de um erro de português, tem um de inglês tb... eu posso dizer que não sei escrever em duas linguas!!!hehe

Anonymous said...

Eu amei seu texto...E sei bem como é isso, será que custa dizer o que pensa a respeito do que leu???
Beijinhos

Anonymous said...

Oi Su!

Seu texto traduziu os meus sentimentos em relação aos comentários...rs

Todo escritor quer ser lido, mas as críticas e os comentários tb são necessários para o nosso crescimento, são o nosso "termômetro".

Bjão!

Anonymous said...

Eu sou alfabetizada (pelo menos isso)e nenhum pouco tímida!
è que eu to meio doida, perdida, to fazendo muita coisa, depois te conto minhas loucuras com detalhes!
Tô aqui comentando ó! Eu amo vc,amo comentar em tudo!!! Alias te "vejo" mais pela internet!

BJUS cunhadinha!

Acerola das Neves said...

É o cúmulo da evolução técnológica... a timidez virtual!!! hahahhaa ótimo isso... bjs! Tiago Abad

Rodrigo Oliveira said...

Hummm, Grande Suzana...Tecendo comentários pontiagudos contra os que se rebelam e não comentam suas (excelentes) tiradas, haha!
Entretanto, é com grande satisfação que posso dizer (ou melhor, escrever. Ainda não instalaram o sistema de áudio-comentário...) que comentei sobre as criações dessa mocinha mandona desde seu primeiro texto, "Complexo de Deus". Mais uma vez, meus parabéns! Quando crescer, quero escrever assim, que nem você...

Banda guerreiros de Judá said...

Ai, Su pirei... quando li esta, meu acontece comigo isso, isso porque não publico em lugar nenhum só dou as vezes para eles lerem, e espero um comentário...e cadê? nada... apenas quando pergunto eles dizem , nossa que dá hora... tão vagos... mais fazer o que?
Esperar o que de pessoas bitoladas em certo assuntos que não são os mesmos que os seus... rir, e levar a vida com humor...=) bj