Thursday, April 05, 2007

Sentado em cima da pedra.

De Tiago Abad.

Sentado em cima da pedra vejo a vida passar. Quantas vezes não vejo pássaros cantarolar, pessoas a brigar e as ondas do mar a rolar. Os paradigmas são muitos, os problemas são criados pra bem sobreviver. O ser não vive sem problemas e não percebe que o mundo a sua volta já é problemático por si só. Dentro deste contexto, criar mais problemas ou deixar a vida passar?
Aqui de cima da pedra vejo o lado bom e ruim da vida. Lá embaixo todos estão lutando pra sobreviver, e eu aqui passo horas, dias, noites tentando entender o que é sobrevivência. Já tentei descer daqui mas quase fui engolido pela multidão. Já tentei conversar com alguém mas todos têm pressa. Já tentei sorrir, mas todos mostram os dentes. Vida triste. Será que ninguém consegue olhar aqui pra cima? Adoraria chamar alguém pra olhar daqui da minha pedra. Tenho certeza de que conseguiria mostrar ao menos a uma pessoa o quanto podemos viver felizes. Chamei, chamei, chamei... o barulho dos carros, motos, britadeiras e ambulâncias cobrem a minha voz.
Está ficando monótono aqui em cima, to pensando em descer aí. Mas fazer o que lá? Se não te ouvem, não te cumprimentam e não te gostam, pra que descer? A pedra é o lugar dos sonhos, do pensamento... aqui posso exercitar meu pensar; aqui posso gritar, chorar, sorrir... mas ninguém pode ver e sentir o que sinto, pois o lugar dos sentimentos é privado.
Estou pensando em cavar um buraco pra dentro da pedra e fazer moradia. Mas pra que estragar a pedra? Pra cobrir-se da chuva, do sol, do vento, do calor... mas assim, teria um desejo egoísta e estragaria minha visão daqui de cima e meu "banquinho" da observação poderia estragar-se.
Anos passaram e aprendi a conviver com minha pedra, ela não mais me incomoda, mas sim, me fornece a visão. O foco daqui de cima é muito mais legal do que quando ficava embaixo dela tentando removê-la. Sabe o que fiz? Um dia tive uma idéia e subi nela. Minha pedra foi muito mais inteligente que eu. Há anos ela esperava que eu fizesse este movimento. A natureza é assim, a pedra está lá... não pedindo para ser removida, mas pra que alguém a utilize e veja que podemos receber muitos ensinamentos através de uma simples subida.
A vida é cheia de pedras. Muitas incomodam, outras nos derrubam e algumas outras nos machucam. Suba em cima de cada uma e veja que ângulo quer te mostrar.

No comments: