Saturday, April 07, 2007

SEJA VOCÊ

De Li de Oliveira.


Por que você se permite a esse falso moralismo? Isso será mesmo seu ou alguma bobagem criada por uma minoria manipuladora e julgado por uma maioria mecânica?
Você é o produto da propaganda! O sorriso estático do outdoor. Sem se dar conta que a tal família feliz da manteiga light ganhou, no mínimo, uma cifra de quatro dígitos para ali estar, lhe convencendo a ser um falso alegre.
Será que sou a última das românticas que acredita no ser por ser? Não porque se deve ser ou que assim esperam que seja. Você percebe que é o que a mídia quer? A novela dita sua moda. A revista seu biótipo. E o pior, as pessoas que lhe rodeiam o seu comportamento. Porque é incapaz de dar um passo sem pensar: "O que fulano acha disso?".
Eu o desafio! Nesta última semana qual atitude foi exclusivamente sua? Que ninguém tenha feito igual e te deu a idéia. Qual tenha favorecido somente a você?
Para onde foram as personalidades? Os atos impulsivos? O individualismo!? A rua está repleta de exércitos apáticos, monótonos e incapazes de surpreender. Ao menos que “surpresa” vire moda.
O sentido da vida se perdeu. Porque ninguém mais vive, apenas seguem como formigas. Não é assim que os livros de ciência dizem: “Todo ser humano nasce, cresce, se reproduz e morre”. Por que não questionam isso? Por que a minha vida teria que ser assim!? Não subestimem minha inteligência!
Você é capaz de compreender que há pessoas que não sabem se expressarem com palavras? Ah sim, sei que sabe. Então por que julga aquele cara todo tatuado?
Desligue sua máquina de contradição. Desligue também sua Tv. Viva mais, sinta mais, pense mais ou não... Mas faça por você!


“Dê um sorriso quando me entender, seja você... Seja só você...” (Herbert Viana)

25 comments:

Anonymous said...

Sim, acho que tem gente que faz "tudo" isso por falso moralismo, mas se pensarmos que existem sim pessoas que pensam realmente assim?
Em partes, é um preconceito nosso "exigir" que outras pessoas pensem da mesma forma "despretensiosa/ descolada", na maioria das vzs "pregamos" esse tal desapego de acordo com nossos valores.
Acho que não temos que ser sempre criativos e originais p/ fazermos o que realmente gostamos. E favorecer só a nós, seria egoismo, não?!
Tudo que somos e temos é fruto de uma sociedade que permitiu isso, se pensarmos dessa forma tudo seria bem mais fácil ;-)
Na minha opinião, generalizar dessa forma não é o mais bacana, mas se for somente p/ uma reflexão.... ;-)

Parabéns pelo texto, Li!
um beijo :-)

Denise

Anonymous said...

Gostei do texto e concordo com o que disse!! Beijos.

Elizandra

João M said...

Simplesmente maravilhoso, concordo com tudo!

Beijo

www.nababu.org

Anonymous said...

Gostei do seu texto!
Entre as coisas q vc escreveu, tem algo que se destaca, e que, acredito, vc falou intuitivamente e
talvez nem vc tenha percebido a dimensao disso:
"Será que sou a última das românticas que acredita no ser por ser?"
Ser é ter o conhecimento incorporado, fazendo parte de seu dia a dia, de suas atitudes, em todos os instantes. O "ser por ser" é muito mais... Seria algo como: "SER porque esse é o único caminho para ser feliz." Porque é justamente quando você depara-se com aquele seu maior desconhecido, seu grande inimigo, aquele a quem vc se deixa influenciar e muitas vezes, aquele que acaba te sabotando: o seu "eu".

Anonymous said...

continuando
E conhecendo, desvendando, desmascarando esse ilustre desconhecido, podemos SER. Tem uma frase que diz: "Conhece a ti mesmo e conhece a Deus." É isso. Auto-conhecimento. Está no lugar mais perto, porém mais distante, a verdadeira felicidade. Dentro de nós. Aquela que é absoluta, e não depende mais disso ou daquilo para existir.
E quando você É, vc Existe. E o seu EU é Amigo, joga a seu favor, sempre.
Parabéns Li. Mais um texto primoroso, e cheio de filosofia.
Um beijo!
Luiz

Juliana Aidar Garcia said...

Como sempre arrasando.

Pois é, isso é triste, a maioria das pessoas vivem num baile de máscaras.Será que é tão difícil ser você mesmo?

beiJUcas

Anonymous said...

Uau!!! Foi ferrenha desta vez!
Assino em baixo tudo o que disse, mas tb concordo com um dos comentários aqui descrito que não podemos generalizar nunca...

Estamos sim nos tornando formigas, sem opinião propria, sem controle da nossa propria existência e só cabe a nós mesmos mudarnos o rumo de nossa história e por fim sermos nós mesmos, donos do nosso caminho da nossa personalidade.
Mas sinceramente eu já vejo uma luz no fim do tunel...senão você não estaria neste texto acordando a todos que lerem.

As palavras são unicas por isso! Sabio aquele que lê pq aprende, acorda ,evolui!!!

Anonymous said...

Gostei.
Falou o que penso..

Anonymous said...

Lindo texto!
Mas, não obstante ao que tange o caráter comportamental da sociedade, outrossim, ainda não achei meu nexo, percebeu?

Bjos
Rapha, o furão!

Anonymous said...

Farei algo só por mim e pra isso terei de vender o pc, e portanto nunca mais poderei ler teus textos e nem o de ninguem que diz pra eu ser eu! :-| ó my

Beijos,
Helbinha

Unknown said...

Belo texto!
Sou publicitária e nosso objetivo é vender ilusões!!!
Mas apoio 100% suas palavras, pq hj em dia não somos mais nós mesmos e sim o q nos impõe!
O texto nos faz refletir!
Parabéns!

Anonymous said...

bom, o texto está bem legal, mas tenho um pouco de concordância com a Denise.
Se vc se expressou como um protesto, concordo contigo, protestar contra o baile de máscaras (usando as palavras da ju) porém se for como uma visão de mundo, a gente realmente não pode pedir que as pessoas ajam como a gente. É fazer o mesmo que faz a mídia. Os catequizadores devem mostrar os caminhos, as pessoas devem escolhê-los pra ser feliz, independente se for num baile de máscaras ou pensando em si.
Bom, mas pra seu governo, eu ja usei terno com polchete, calça social com tênis e como sunday de chocolate com batata frita.
beijocas e parabéns pelo texto
Fralda

Unknown said...

Oiie...manu do gueto

tudo na santa paiz do iraque??


Fui-me....

Anonymous said...

Huuuummm...gostei do texto... um tanto agressivo... mas considero uma agressividade compreensível pelo tema e insatisfação.
Em especial, entender o pq do cara tatuado é, pra mim, o lance mais importante, até pq eu mesmo nem sempre sei falar oq to sentido e acabo fazendo uma música por isso.
Ser diferente, é isso...
Quebrou td Li!
bjs´
Flávio

Anonymous said...

Tudo que está lá dentro é tudo que eu quero ser...
tudo que está la dentro é tudo que eu não posso serrrrrrrrrrrrrr


Ligo a TV... sento na poltrana pra flutuar...

eh dona Li...
seus textos são fodas...
brigada por tudo

bjo

Anonymous said...

Parabéns mais uma vez!!!
Muito, muito bom!
Ás vezes até eu me confundo e acho q estou sendo levada por esse mundo...
Na verdade acho q hj em dia é um pouco difícil conseguir separa o que somos do que querem q a gente seja!
Bjokasss...

Anonymous said...

Às vezes não é tao difícil ser por ser, acredito que o mais complicado seja identificar o porquê das coisas que acreditamos, pensamos e fazemos... é mais fácil julgar os outros do que pensar sobre nós mesmos... será que não tentamos fazer parte do mesmo baile, só que com máscaras diferentes?... O que sou eu??...

Acho que tenho um tema pro próximo post....rs

Beijo enorme!!!

Anonymous said...

Oi LI!!

Sim, acredite, mas ser nós mesmos não é facil né?

Um beijão

Fe

PS:> Muito obrigado pela consulta! ;)

marcelo ferrari said...

olá li, nossos textos apontam para a mesma idéia. nossos cabelos, são quase da mesma cor. mas o numeros de comentários no blog?... quanta diferença. admito que fiquei com inveja. inte. abço.

Unknown said...

Sabe que essa é uma ditadura enrustida, e que vem ocasionando tb problemas graves...como a violencia, crianças sendo mãe pq viram na novela, não só precisamos desligar um pouco a tv como reeducar a todos nós.

Anonymous said...

Partindo do conceito que hipocrisia é o ato de fingir ter crenças, virtudes e sentimentos que na verdade não possuimos e de outro ditado que diz que a vida imita a arte (ou a vida é um grande palco?), chego a triste conclusão que somos todos hipócritas, cada um com seu grau de hipocrisia. Tomando como exemplo a educação que nos ensina a não extravasarmos alguns de nossos instintos mais primitivos, por isso a necessidade do autocontrole. Não estariamos sendo hipócritas agindo assim?(mas isso é discussão filosófica.)A hipocrisia nos leva a agir de má-fé contra nós mesmos, Ao abandonar a má-fé, passamos a viver em angústia, pois deixamos de se enganar. Esta passagem do estado de má-fé para a o de angústia é importante para que possamos encontrar a liberdade da alma no campo metafísico...
Ótimo texto Li. Aprendi mais um pouco!
Você vai longe!
Bjos

Anonymous said...

Oi Li, leio seus textos, comento,porém não vejo mais meus comentários no seu blog, o que acontece???????
Você está sendo voce sempre!!!!!
Infelizmente, mesmo voce sendo voce, voce ainda é mais uma que também pensa, o que vão pensar e falar se eu fizer isto!!!!!!!
Beijossssssssssssss
Sempre seu fã!!!!!!!
Mario

Unknown said...

Oi Li, como sempre seu texto está ótimo e te pergunto: Voce realmente acredita no que voce escreveu ou é só ficção???????????
Se acredita ótimo, pois realmente pensarmos como um ultimo romantico eu acho muito legal, pois também me considero um!!!!!!!
Li, eu acredito que se pensamos de uma maneira, temos que agir da mesma forma, porque senão estaremos sendo hipócritas com a gente mesmo!!!!!!!
Voce está demais!!!
Beijossss, de quem te quer.......bem!!!!!!!

Acerola das Neves said...

Existe a lenda urbana de que o homem veio do barro e td mais... o que está hoje nada mais é que o barro ainda moldando cada um de nós... é difícil encontrar produções originais... rsrsrsrs bjos!

Anonymous said...

o que eu estava procurando, obrigado