Tuesday, June 26, 2007

Mais do mesmo

De Thiago Fabrette

Vou repetir. Pareço repetitivo? MUDE!
Não é nada demais. Não precisa de muito.
Precisa sim, se desprender de muita coisa. Por exemplo, se você quiser mudar de profissão, terá que abrir mão, muitas vezes, de uma condição financeira confortável para, em um esforço hercúleo, desenvolver novas atividades, habilidades, tirar da gaveta velhos conhecidos, novos contatos, estudar muita coisa, esquecer quem você era.
Ah, e muito importante, não dar ouvidos aos vizinhos. Ao irmão. Aos parentes. Aos amigos.
Muito tentarão dissuadi-lo da tarefa. Mas quem você deve ouvir? Você mesmo. Mas quem sou eu então para lhe dizer o que você deve ou não fazer? Não estou falando para você, leitor, na verdade. Estou mesmo é falando para mim.
E se você quer mudar de cidade? Melhorar a sua qualidade de vida, melhorar seus hábitos, mudar de ares ou tentar uma vida nova com alguém. Muito bem. Mais uma vez, vão tentar que você desista. Mas aí, é o seu coração e, meu amigo, esse é o mais forte paredão que encontrará. Mudar de cidade, de estado ou qualquer coisa do tipo requer muita conversa com você mesmo. Como deixar para trás a sua família e amigos? Não se iluda, muitos amigos se tornarão meros colegas, amizades sinceras, sim, mas distantes. Nos envolvemos com o lugar onde vivemos, assumimos compromissos, academia, caminhadas, eventos sociais e a nossa antiga vida, vai ficando pra depois.
E tentar mudar o seu modo de ver as coisas? Tentar mudar de opinião. Tudo bem. Mudar de opinião é fácil, quando não estamos totalmente convictos. Mas tal convicção, quando se aproxima da fé, é realmente difícil. Mas o ponto de vista alheio é um país a ser desvendado. Aprenda com a fé do outro, absorva a convicção alheia e tente respeitá-la.
Faz bem mudar de opinião, de hábitos.
Faz bem mudar de cidade, talvez faça bem mudar a fé.
Só não faz bem mudar o que você é ou o que você deveria ser.
Quando estamos convictos do que somos, devemos perseguir isso até o fim, sob todos os riscos.
Quer um exemplo prático?
Não segui aquilo que eu deveria ser, um biólogo. E hoje, quero mudar. A todo o momento.
No fim, mudar faz bem à alma, ao Homem. Só mantenha aquilo que você tem de maior. A sua liberdade de ser e fazer o que quer. Por que no final, você vai se sentir orgulhoso de ter feito o que seu coração lhe disse.

3 comments:

Lu Paiva said...

Se vc soubesse como esse texto foi propício agora......

Anonymous said...

Brigado Lulu
que bom que gostou e que lhe pareceu propício

Lu Paiva said...

Pegou fundo!! Affff....rs