Monday, April 09, 2007

Antítese

De Luciana Muniz

Muito se fala em dietas milagrosas para perder peso. Mas há também uma categoria menos lembrada, mas existente e tão problemática quanto. Pessoas com dificuldade para ganhar peso. Sim, elas existem!
Em um mundo dominado pela ditadura da beleza, exaltando mulheres magérrimas, Brendha segue na contramão. Mesmo sendo magra por natureza, odeia a sua condição. Acha-se sem graça, pálida, insossa... Na adolescência chegou a vestir uma calça por cima da outra para esconder a magreza. O seu sonho secreto é alcançar os 50 Kg. Mas há mais de dez anos não sai dos quarenta e oito...
Por mais que coma massas, chocolates e incontáveis alimentos calóricos, sempre sai frustrada e raivosa do encontro com a balança.
Que não tem a mínima tendência para engordar é fato. Mas há um porém... É nervosa. Muito nervosa. Destas que quando possuem algo martelando na cabeça perdem o apetite de imediato. A comida por mais apetitosa que seja pára na garganta, não desce!
Forçar comer? Jamais! Da ultima vez que fez isso para não desmaiar de fome, passou mal a semana inteira com ânsia.
Triste paradoxo... Não é bulimia... Nos casos de bulimia há a culpa por comer em demasia, sua culpa é justamente por não sentir vontade de se alimentar.
Não é anorexia... Pessoas com anorexia se acham gordas mesmo estando magérrimas, mas no caso dela se sente muito magra, distúrbio alimentar adoçado com o desejo e a dificuldade de engordar.
Inveja as suas colegas de trabalho, elas costumam comer muito mais quando ficam nervosas com o namorado ou preocupadas com os relatórios para a diretoria. No final do dia lamentam terem exagerado no almoço, mas podem sair para dançar no sábado à noite, sem culpa e sem medo de emagrecer.
Já ela não... Justamente ela que adora se acabar nas pistas de dança, tem que se conter, senão volta aos 45 Kg com uma facilidade amarga!
Em conflito com os seus pensamentos vê como suplício a hora do almoço, onde tem que estar sempre acompanhada e despreocupada, senão não se alimenta. Fica nervosa, nada come. Fica com medo de não comer e emagrecer mais e mais. Não tem vontade de comer. Tem vontade de engordar. É ansiosa. Reflete sobre seus paradoxos e fica preocupada. Mas tem que se manter calma senão não almoçará novamente. E perderá peso...
Apesar de Brendha ter um corpo que é o sonho de nove entre dez mulheres, não está satisfeita consigo mesma. Ela pode estar muito próxima do corpo ideal, mas ainda distante dos seus inatingíveis 50 Kg...

4 comments:

Suzana Marion said...

tadinha...

incranianos said...

Em primeiro lugar, quero cumprimentar a srta. Luciana Muniz pelo seu texto fluido, impecável e agradável. Coisa que só os bons sabem fazer.

Não é mesmo?

Em segundo lugar, quero esclarecer que essa dona Brendha deve estar naquele tipo de "prisão" que eu ouvi falar num documentário sobre a vida da família real britânica: "o povo olha pelas grades do palácio de Windsor sonhando como deve ser a vida lá dentro. E os moradores do palácio olham pelas grades sonhando sobre como deve ser a vida lá fora".

Acho que me daria muito bem no palácio de Windsor...

Beijaço

Anonymous said...

Lu, finalmente consegui me organizar para acessar o blog. Legal. Gostei da turma e principalmente, do seu texto. Parabéns!

Acerola das Neves said...

Bom, talvez se a Brendha se torna-se budista seria uma solução... meditando ela nunca ficaria nervosa, logo, comeria sem problemas... mas já que comida não é a solução, então, é um dilema dos difíceis... bjs